Com as presenças de representantes da mineradora e de secretários municipais, o prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen (PT), oficializou na tarde desta terça-feira (12), no Gabinete, a entrega de uma área medindo 250 mil m2 no Distrito Industrial de Parauapebas (DIP) para a empresa Vale.
Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância da cessão da área no Distrito Industrial para a Vale, uma vez que a empresa irá instalar indústria no local e com isso oferecer mão-de-obra para trabalhadores da região.
Conforme enfatizou Darci Lermen, a parceria com a Vale visa, também, atrair outras indústrias para o DIP, que, segundo ele, já conta com infraestutura como energia elétrica para atender as fábricas. A área doada está orçada em 26 milhões de dólares.
A informação é do Blog do Waldir Silva e exibe a forma de tratamento diferenciado que o Governo Cidadão dá à Vale. Se em certo momento de sua vida pública, Darci subiu em palanque, conclamou, incentivou e fomentou garimpeiros e MST para invadir e interditar a ferrovia, desta vez ele “assoprou”. A um custo de US$26 milhões de dólares, dinheiro que daria para sanar todas as contas pendentes com credores do município, ele faz aquele antigo jogo de dar a quem não precisa.
A Vale não necessita de doação qualquer por parte da PMP. Muito pelo contrário, a Vale deveria estar doando parte de sua arrecadação, que só em 2009 já passa de 1,3 bilhões de dólares só em Parauapebas, para que o município de onde ela retira tanto possa suportar os inúmeros fatores sociais provocados pela presença da Vale em Parauapebas.
Ao invés da PMP doar uma área à Vale, a mineradora sim deveria doar escolas, creches, hospitais e postos de saúde ao município. Devolvendo dessa forma parte dos lucros que retira de Parauapebas e compensando a sociedade local pelo caos social que sua presença provoca em qualquer administração.
A doação sequer passou pela Câmara Municipal, o que mostra a forma truculenta e unilateral e de total desrespeito que o prefeito tem com aquela casa. Um absurdo, um desrespeito aos eleitores. Esse dinheiro se fosse dividido e doado a cada morador de Parauapebas, daria cerca de um salário mínimo por pessoa.
Nada contra a prefeitura tentar alavancar o Distrito Industrial, que não passa de uma fazenda desativada. Não foram feitos investimentos necessários para fazer com que aquela área fosse atrativa para os empresários.
Energia elétrica insuficiente, infraestrutura inadequada, transporte para o local inoperante e falta de segurança, são fatores que fazem do Distrito Industrial de Parauapebas um grande elefante branco que Darci quer agora extinguir, a um custo de alguns milhões de dólares para o já sofrido povo de Parauapebas. Sem pontes, sem prefeitura, sem hospital, sem água, sem . . .
6 comentários em “Parauapebas doa US$26 milhões para a VALE”
Sim, concordo com a maioria dos pontos da reportagem acima, mas não concordo quando é dito “doar escolas, creches, hospitais e postos de saúde ao município” isso é papel da prefeitura o que é de obrigação da Vale: impostos e das outras empresas que vem p cá prestar serviço a Vale, já é pago….essa prefeitura só não tem a maior receita do que a prefeitura de Belém, e são municípios com dimensões que nem tem comparações. O Município deve arcar com o suas obrigações, e a população deve cobrar da prefeitura isso.
Mais uma vez os vereadores municipais estão de acordo com tudo que o Prefeito faz.
Darci faz o que faz e os vereadores batem continência.
No pleito passado entregaram a única fonte de recreação que servidores de empresas locais e
empresários locais tinham para se divertir e os vereadores não fizeram nada para impedir. (Entregaram o ASFEP)
Até hoje os caminhões continuam se amontuando perto da Portaria da Vale e a prostituição a rodo. Não adiantou nada acabar com o clube.
Agora os vereadores não vão fazer nada pra impedir este roubo dos nossos bolsos.
Cade o Faisal, que falava que ia ser uma oposição inteligente, será que já foi? Ou será que $$$ já tamparam os olhos e boca preparada só pra falar abobrinha em época de campanha.
Percília, Francis parcialmente sempre foram um zero a esquerda, não fizeram nada no passado quando eram maioria imagine sendo minoria.
Odilon seria mais uma força, mas sabemos que ele gosta mesmo é de $$$.
A
Um crime! Será que o terreno fosse do Dr. Luiz (Santa Terezinha) ele doaria?
Darci é uma caricatura despudorada do que não é ser um homem público.
Uma doação questionável sobre todo e qualquer aspecto. Vamos verificar os desdobramentos.
Tá mais que na hora de se fazer alguma coisa contra essa dilapidação do patrimônio público realizada por Darci Lermen.
A corrupção graça em nossa cidade, mas que figurinha danosa esse prefeitinho! Cadê o promotor de justiça em nossa cidade.
Pronto. Começou a política do QUEM DÁ MAIS!!!!!
Parauapebas já tem 21 anos, e tem de ser madura. Mas estão transformando nossa cidade em prostituta. Estão entregando o patrimônio público em troca de dinheiro.