Aconteceu no último sábado (29), na Escola Maria Salete, a 9ª Mostra Cultural da Educação do Campo, evento que contou com a participação de todas as escolas da rede municipal de ensino da zona rural. Através de apresentações, os alunos trabalharam o tema “Educação no campo: um olhar histórico, uma realidade concreta”.
Na opinião da diretora da escola sede do evento, Deusamar Sales, o tema permitiu que as escolas contassem a trajetória do homem do campo. “Por meio da arte, pudemos fazer um resgate histórico da luta dos camponeses de Parauapebas. Essa mostra é a expressão do que acreditamos enquanto projeto educação do campo”, declarou a diretora.
A gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juliana de Souza, ressaltou a importância da mostra enquanto interação social e de conhecimento, e do quanto a gestão municipal considera importante a educação do campo. “Educação é direito de todos e é por isso que a Prefeitura, através da Semed, não faz diferença nos esforços para melhoria contínua nas zonas rural e urbana”, garantiu.
Por meio de música, dança, pintura e colagem, os alunos puderam expor a história dos movimentos sociais de reforma agrária no Brasil e em especial no Estado do Pará.
Fonte: Ascom PMP