O mês de outubro foi excelente para as transações comerciais originárias da região de Carajás, aqui no Pará. Conforme dados liberados pelo Ministério da Economia na manhã desta terça-feira (5) e analisados pelo Blog do Zé Dudu, Parauapebas e Canaã dos Carajás foram, respectivamente, o 3º e o 5º municípios do país que mais exportaram commodities. O primeiro transacionou 621,82 milhões de dólares e o segundo, 389,4 milhões de dólares.
As exportações de Parauapebas e Canaã são quase exclusivamente de minério de ferro de alto teor e com maior volume destinado à China, segundo computa o Ministério da Economia. Em razão da participação de ambos, o Pará saltou este ano da 7ª para a 5ª colocação entre as Unidades da Federação que mais vendem produtos locais. Com 14,35 bilhões de dólares transacionados em dez meses, o estado superou Mato Grosso (14,19 bilhões de dólares) e Paraná (13,27 bilhões de dólares).
No acumulado do ano, Parauapebas exportou 5,59 bilhões de dólares e Canaã, 4,03 bilhões de dólares. Juntos, eles respondem por 67% das exportações paraenses. Os municípios de Barcarena e Marabá, respectivamente 25º e 29º colocados nacionais, também contribuem expressivamente para o vigor da balança comercial do país, com volumes financeiros de 1,43 bilhão e 1,23 bilhão de dólares.