A cidade de Parauapebas subiu ao pódio na segunda fase do Campeonato Brasileiro de Karatê, em Trindade (GO), realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, no ginásio Amando Grecco, valendo o Troféu Shidoshi Ivo Rangel. O atleta Josberto Girão, mais conhecido como Mestre Girão, faixa preta 7ª Dan, foi vice-campeão no kata e terceiro lugar no kumite, em uma categoria bastante disputada com mais de 12 atletas buscando o título.
“Estou muito feliz pela participação nessa etapa do Campeonato Brasileiro. Só veio somar com a minha experiência porque participamos em uma categoria com mais de 12 atletas de ponta, de todo o Brasil, e ficamos na segunda colocação no geral, e na outra categoria em terceiro lugar, medalha de bronze. Ser vice-campeão não é para qualquer um, ainda mais em uma categoria concorrida. [Quero] agradecer ao governo municipal pelo apoio que tem dado ao karatê de Parauapebas,” afirma Josberto Girão.
A segunda fase do Brasileirão foi realizada pela Confederação Esportiva Educacional Brasileira de Karatê (CEEBK), com o apoio da Federação Esportiva Educacional Goiana de Karatê (FEEGK). Além de Girão, outra atleta do Pará destaque foi Marta Peniche, que é da cidade de Paragominas, mas filiada à Federação Esportiva Cultural e Educacional Paraense (FECEPA), de Parauapebas. A carateca foi campeã absoluta, representando também o Instituto Garcias de Artes Marciais (IGAM), de seu município de origem.
O Campeonato Brasileiro de Karatê, em Trindade, foi classificatório e preparatório para o Campeonato Mundial, que acontece de 23 a 27 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina. A cidade de Parauapebas será representada por 17 atletas que vão compor a Seleção Brasileira, entre eles o experiente Mestre Girão, que vive a expectativa de mais uma competição internacional, tendo ganho o Mundial de 2019, em Fortaleza, e sido vice-campeão em Veneza, na Itália, em 2022.
“As expectativas são as melhores possíveis. Tem uma equipe boa treinando para que a gente possa chegar lá e representar bem o Brasil. Estou indo em uma categoria cada vez mais difícil, mas a gente está preparado. Parauapebas é um celeiro do Karatê, a maioria da população sabe disso. Estamos treinando para buscar o melhor e representar bem a Seleção Brasileira,” diz Mestre Girão.
Por Fábio Relvas