Pela primeira vez em cinco anos, Parauapebas voltou ao topo das exportações brasileiras, cravando em julho 979,66 milhões de dólares transacionados em commodities. A informação foi levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou os dados do Ministério da Economia expressos na balança comercial e liberados nesta segunda-feira (5).
O maior produtor nacional de minério de ferro desbancou as exportações das gigantes metrópoles São Paulo (889,84 milhões de dólares) e Rio de Janeiro (974,89 milhões de dólares). Complementam o “top 5” dos maiores exportadores do país Duque de Caxias-RJ (695,48 milhões de dólares) e Canaã dos Carajás-PA (540,16 milhões de dólares).
De Parauapebas partiram 12,61 milhões de toneladas de minério de ferro, no valor de 970,39 milhões de dólares, para o globo. A China sozinha comprou 74,5% do minério de ferro de Parauapebas e a Malásia, outros 10,3%. O restante das compras de foi feito por outros nove países, a maior parte da Ásia.
Já Canaã dos Carajás contribuiu com 6,64 milhões de toneladas da mesma commodity que totalizaram 511,87 milhões de dólares. Cerca de 80,2% do minério embarcado tiveram a China como destino. A Malásia consumiu 8,5% do produto, que, assim como em Parauapebas, também teve aceitação por outras nove nações.
Além de Parauapebas e Canaã dos Carajás, outros nomes paraenses desfilam entre os principais exportadores nacionais, como Barcarena (199,92 milhões de dólares) na 16ª posição e Marabá (182,81 milhões de dólares) na 21ª. Barcarena é detentor de grande indústria de transformação mineral, enquanto Marabá é o maior produtor nacional de cobre, um dos maiores em manganês e gigante da agropecuária.
Confira o ranking elaborado pelo Blog do Zé Dudu dos 25 municípios brasileiros que mais exportaram no mês passado, inclusive os quatro gigantes paraenses!