A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), por meio do Escritório Local de Parauapebas, iniciou nesta segunda-feira (20), um curso sobre Hidroponia, a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento delas. O instrutor é o engenheiro agrônomo Rony Torquato, da Emater PA – Itupiranga. O treinamento, que acontece no auditório da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), das 8h às 18h, vai até quarta-feira (22), com a participação de aproximadamente 50 pessoas.
O curso consiste na abordagem dos seguintes conteúdos: sistema floating ou piscinão; sistema vertical de hidroponia; sistema hidropônico em bancada triangular. Com introdução teórica, enfatizando as experiências práticas desenvolvidas na região.
Rony Torquato é especialista em Proteção de Plantas; Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (MG); e Georreferenciamento Imóveis Rurais, pela Feamig. Também é produtor de hortaliças em hidroponia tendo com carro-chefe a alface, desde 2013. Recentemente, ministrou o curso de Hidroponia em Canaã dos Carajás e Curionópolis.
O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, destacou que esse curso voltado para as hortaliças vai contribuir com a questão alimentar das pessoas e disse que tem sido uma preocupação a produção de alimentos. “Aproveito para reafirmar a parceria com a Emater-Pará como estratégica para o desenvolvimento rural”, afirmou.
O Secretário Municipal de Produção Rural, Milton Zimmer, que tem atuação forte no cooperativismo, pontuou que a “agricultura familiar é uma ação estratégica e a Emater-Pará é aliada principal “juntamente com os agricultores para consolidar este processo de cooperação.”
De acordo com o coordenador do Escritório Local de Parauapebas, o zootecnista Ailton Silveira, o curso está dentro da programação do IV Buffalo’s Gourmet que acontecerá de 21 a 26 na cidade “As hortaliças serão utilizadas nas cozinhas pelos chefes, além da comercialização durante este importante evento gastronômico”, salientou.
Para o supervisor regional da Emater, o engenheiro florestal Fernando Araújo a hidroponia vem crescendo muito como uma grande opção de agricultura urbana. Ele agradeceu o apoio da prefeitura e disse que pretende ampliar ainda mais, pelo potencial econômico que tem o município.
“Eventos no porte do Festival do Açaí, da Sociobiodiversidade, de Apicultura, Buffalo’s Gourmet e outros que virão demostram a importância da capital do minério para a agricultura familiar”, salientou.
(Ascom Emater)