Cooperar, gerenciar e empreender. Essas são algumas das principais dificuldades encontradas para a manutenção ou expansão de projetos sociais capitaneados por associações comunitárias. Para desenvolver a capacidade de gerir pequenos negócios, a Associação de Moradores de Palmares Sul promoveu um curso de empreendedorismo e cooperativismo. O apoio veio por meio de uma parceria entre a Vale, a associação de moradores e do e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O treinamento é um dos 29 projetos com investimento da Vale este ano em Parauapebas. O objetivo é apoiar o município quanto a diversificação econômica. Os projetos são indicados pela própria comunidade dentro de plano do relacionamento realizado em localidades próximas a operação da empresa envolvendo visitas, reuniões e a construção conjunta de projetos sociais.
Para o presidente da associação, Evaldo Fideles, essa capacitação vai contribuir com a cooperativa de costureiras da comunidade. “Nossa região não tem a cultura do cooperativismo e todo curso que vem para fazer esse trabalho de formação e capacitar as pessoas para que elas entendam como ele funciona e sobre a importância de engajamento para o mercado de trabalho é de suma importância. Esse trabalho vem para somar e fazer com que a cooperativa crie mais corpo para enfrentar o mercado de trabalho”, destaca.
A consultora do Sebrae, Tatiane Faro Noronha, destaca que a gestão pode ser o diferencial de sucesso para pequenos empreendimentos. “A gente sabe que um dos gargalos da maioria dos pequenos negócios é a gestão. O empreendedor acaba misturando as despesas pessoais com a do negócio. E a associação, por mais que seja um trabalho coletivo, não foge dessa temática, porque o negócio vai gerar renda para o grupo”.
O curso, que já foi ministrado nas comunidades de Sansão e Paulo Fonteles, trouxe informações sobre empreendedorismo, marketing, finanças e visão de mercado. “Nossa expectativa é que este grupo se aproprie desses conhecimentos e comece a aplicá-los nos seus negócios, principalmente incentivando a proatividade na busca pelo cliente”, ressalta Tatiane.
Nos próximos meses, o Sebrae segue com consultoria direta junto à cooperativa das costureiras de Palmares Sul nas áreas de marketing, avaliação de mercado e também de vendas.
1 comentário em “Parauapebas: Empreendedores de Palmares Sul avançam na capacidade de gerir pequenos negócios”
Muito boa essa iniciativa com nossa comunidade em parceria com a vale estou adorando participa desses curso isso mostra o quanto a vale esta pensando no bem esta da nossa comunidade