Por Fábio Relvas
O Parauapebas Futebol Clube (PFC) entra em campo pressionado pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paraense de 2018. O Gigante de Aço tem pela frente o Bragantino, o Tubarão do Caeté, que está classificado para a semifinal do estadual. O time do técnico Fran Costa vai com a missão de vencer o Braga, fora de casa, para tentar escapar do rebaixamento para a Segundinha do Parazão.
As duas equipes vieram da segunda divisão, onde fizeram a final da competição. Jogando no Estádio Diogão, o palco do próximo confronto, os times ficaram no empate em 2 a 2 no tempo normal, com vitória do Bragantino nas cobranças de pênaltis. Na ocasião, o Tubarão ficou com o tricampeonato estadual. A partida mais recente foi no Estádio Rosenão, no último dia 4, quando o PFC foi goleado pelo placar de 4 a 2, valendo pela quinta rodada.
O técnico Fran Costa vai arrumando a casa para tentar procurar a melhor formação do Parauapebas, já que possui um jogador suspenso e outro lesionado. O treinador não vai poder contar com o volante Gilberto, que pegou o terceiro cartão amarelo contra o Águia de Marabá, e vai ter que cumprir suspensão. Outro volante que deve ficar de fora é Max Carrasco, que sente uma contratura na panturrilha direita.
O treinador não quis antecipar a escalação do time, mas o PFC pode ir a campo com: Bruno; Djalma, Cris, André Ribeiro e Juninho; Augusto Recife, Wellington Cabeça, Rogério Maranhão e Luiz Fernando; Monga e Léo Paraíba. Só a vitória interessa ao Parauapebas, para buscar a permanência na elite do futebol paraense. A delegação do PFC chegou a Bragança na madrugada deste sábado (17).
Bragantino e Parauapebas se enfrentam neste domingo (18), às 16h, no Estádio Olímpico São Benedito, o Diogão, em Bragança, pela décima e última rodada do Campeonato Paraense em sua primeira fase. O apito fica por conta do árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva-FIFA, sendo auxiliado por Dimmi Yuri das Chagas Cardoso-CBF e José Jacemir Gonçalves Brito. A quarta-árbitra fica por conta de Elaine da Silva Melo-CBF.
Caso Fidélis
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA), Dilson José Bastos de Lemos, acatou o pedido da denúncia do Parauapebas Futebol Clube contra o Paragominas Futebol Clube, em relação a possível irregularidade do atacante Fidélis, do Jacaré. O atleta teria sido escalado estando suspenso, na partida entre Independente e Paragominas, no dia 13 de janeiro, válida pela primeira rodada do Parazão.
Segundo informações da diretoria do Parauapebas, o resultado provavelmente sairá na próxima terça-feira (20). O advogado do PFC no caso é Eric Bittencourt de Almeida. Se for punido, o Paragominas Futebol Clube perderá três pontos e dependendo dos resultados da última rodada, pode ser rebaixado para a Segundinha. Três times correm risco do descenso: Castanhal, Paragominas e Parauapebas.