A comunidade da Escola Gonçalves Dias acordou em festa nesta última quarta-feira, 31, graças à inauguração de uma quadra esportiva novinha em folha. A escola, que fica a 55 quilômetros do centro de Parauapebas, atende alunos do entorno da colônia Paulo Fonteles. Além de propiciar a prática esportiva aos docentes da escola, a quadra vai beneficiar a comunidade da região com área para lazer e socialização.
“Nossas crianças não tinham uma área para lazer, agora esse espaço está garantido”, comemora o agricultor Elsio Guterres. O colono lembra que seus filhos estudaram todo o ensino fundamental na Gonçalves Dias e atualmente estão cursando o médio em escolas na zona urbana. “Hoje, a educação oferecida no campo, em Parauapebas, tem a mesma qualidade da cidade. O que chega lá chega aqui”.
Para o professor de educação física Alcimar Zunte, o trabalho físico quando realizado em espaço apropriado gera resultados bem mais proveitosos, uma vez que é possível exigir mais do aluno-atleta. “Na quadra, o aluno se sente mais motivado, o que o torna mais atento às instruções do professor”.
O educador ressalta que no espaço poderão ser ensinadas a teoria e a prática do esporte. “Antes, estávamos limitados a ensinar a teoria, o que nem sempre gera os resultados desejados, porque os alunos ficam dispersos e desmotivados. Agora, poderemos unir as duas metodologias”, explica.
Igualdade de condições
“Queremos que os estudantes do campo tenham as mesmas condições de aprendizado que os estudantes da cidade e, para isso acontecer, são necessários investimentos também no espaço físico”, afirma o vereador Euzébio Rodrigues, lembrando que muitas escolas da zona rural tiveram de ser demolidas e reconstruídas nos últimos anos para garantir condições dignas de ensino aos estudantes do campo. “Os recursos da educação devem ser aplicados na educação, e é isso que tem acontecido”.
Novas benfeitorias
Mas não é apenas a quadra de esporte que a Escola Gonçalves Dias está ganhado. Já teve início a construção de duas novas salas na unidade, o que vai possibilitar a implantação de um laboratório de informática. “O computadores já foram adquiridos, só falta concluir a instalação”, informa o secretário de Educação, Raimundo Neto.
Neto destaca que a educação em Parauapebas tem andado a passos largos rumo à excelência. “Muitos foram os avanços de nossa rede educacional que nos garantiram prêmios e homenagens. Ainda assim, ainda há muito a ser feito para que nossos alunos continuem tendo orgulho de dizer que estudam em uma escola pública.
Fonte: ASCOM PMP