Parauapebas está em 11º lugar no ranking de transparência no Pará, segundo avaliação do MPF

Continua depois da publicidade

Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF), em atuação coordenada em todo o Brasil, fez a avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. Parauapebas é o 11º colocado no estado do Pará, estando à frente de municípios como Redenção, Xinguara e Salinópolis, mas perdeu para cidades como Marabá, Novo Progresso, Santarém e Piçarra.

MPF

De acordo com o site do MPF, o exame levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência e foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). O objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez. Parauapebas ficou com a nota 6,1.

Publicações de receitas, despesas, licitações e contratos, além de relatórios contendo suas prestações de contas estão entre os itens avaliados no ranking. De acordo com Wagne Machado, prefeito de Piçarra, município paraense com 12.697 habitantes e que ficou em 7º lugar no estado, à frente de Parauapebas, o resultado é fruto da boa administração pública.

“Nosso trabalho sempre ocorreu com muito afinco e esta pesquisa contra a corrupção serviu principalmente para nos mostrar que estamos no rumo certo; vamos continuar servindo o nosso município da forma mais transparente possível, esta é a marca do nosso governo”, afirma Wagne. O resultado do trabalho do MPF pode ser conferido, em detalhes, por meio dos gráficos em www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br/.