No mês que comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, uma exposição fotográfica ressalta a beleza negra por diversos ângulos. Pelas lentes do fotógrafo Biano Lima, nove mulheres negras dão vida e originalidade à exposição que tem como proposta o resgate da essência afrodescendente e a luta contra o racismo. “As imagens mostram a beleza negra, retratam suas raízes, a cultura e a essência de seu povo”, explica o fotógrafo.
Composta por 16 painéis, a exposição é denominada “Elas – faces de todas as faces”. Essa é segunda exposição da carreira de Biano Lima, que tem um olhar especial por se tratar de um tema de grande relevância para a sociedade. “Escolhi essa tema devido à importância do debate de um assunto tão presente no nosso dia-a-dia, o racismo. Como cidadão e profissional, quero contribuir na luta contra esse mal”, declara Biano, concluindo que está preparando seu próximo trabalho para 2016.
Entre as modelos fotografadas está Caroline Ribeiro, 18 anos. A modelo considera a exposição como uma forma de chamar atenção, aprofundar e conhecer a verdadeira história dos negros. “Em uma sociedade que a metade da sua população é negra e o racismo é muito evidente em todos os aspectos esse debate é essencial. É gratificante participar de um trabalho como esse”, afirma Caroline.
A exposição segue até 20 de novembro no Shopping da cidade, no horário de 10h às 22h, e de 21 a 30 de novembro na Praça de Eventos, na Cidade Nova.