Parauapebas finaliza primeira etapa da vacinação contra covid-19

Marabá, Canaã e Curionópolis devem encerrar só nesta sexta. Nessa fase, a imunização é de profissionais de saúde, idosos em abrigos e indígenas.

Continua depois da publicidade

O município de Parauapebas foi a primeira cidade do sudeste paraense a encerrar a primeira etapa da vacinação de profissionais de saúde na linha de frente do combate à covid-19, indígenas e idosos em abrigos. Já os municípios de Marabá, Canaã dos Carajás e Curionópolis só devem finalizar nesta sexta-feira (04).

Segundo a prefeitura, 1748 profissionais de saúde da rede pública e privada foram imunizados com a primeira remessa da vacina, incluindo os enfermeiros que trabalham no abrigo de idosos e indígenas.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que as doses não foram suficientes para atender a demanda. Apenas 40% dos profissionais foram imunizados. Das 2.822 vacinas que o município recebeu, 2.404 foram da CoronaVac e 418 da AstraZeneca.

Marabá

A vacinação iniciada no dia 19 de janeiro no Hospital Municipal de Marabá, ainda não finalizou. Segundo a prefeitura, foram disponibilizadas 3.194 doses de vacina para a primeira fase de vacinação.

Do total de 3.580 profissionais de saúde, 2.436 já foram vacinados até esta quarta-feira (3). Também já estão imunizados os 58 idosos que vivem em asilos. A vacina que está sendo aplicada em Marabá é a CoronaVac, da empresa chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

Canaã dos Carajás

A vacinação no município começou também no dia 19 de janeiro com a imunização do servidor administrativo, Nelmário de Oliveira, de 55 anos, que segundo a prefeitura trabalha na linha de frente com pacientes infectados pelo coronavírus.

Canaã recebeu 650 doses com o objetivo de imunizar cerca de 40% dos profissionais de saúde e indígenas.

Até o momento, segundo a prefeitura, já foram vacinados 540 profissionais de saúde e 35 indígenas. A expectativa é concluir a vacinação de 361 pessoas nesta sexta-feira (05)

Curionópolis

É a cidade com o menor número de doses recebidas: 166. Apesar da quantidade, o município ainda não finalizou a vacinação. A prefeitura também não atualizou as informações sobre quantas pessoas foram imunizadas. Até a última segunda-feira (01), 65 profissionais de saúde tinham sido vacinados.

A prefeitura informou, através da assessoria de comunicação, que deve ter um balanço atualizado nesta sexta, após a equipe retornar da Serra Pelada, onde também ocorre a imunização.

Por Dayse Gomes