Equipes do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros (23º GBM) de Parauapebas, com reforço de brigadista do município, se juntaram nesta quinta-feira (8) aos brigadista da Vale em uma força tarefa para tentar apagar o incêndio que já consome há três dias a Floresta Nacional de Carajás (Flonaca). As equipes estão fazendo sobrevoo na área para saber a dimensão da queimada e ser mais preciso no trabalho de campo na tentativa de debelar o sinistro.
De acordo com o comandante do 23º GBM, major Hugo, após o retorno da equipe será feita uma avaliação e traçada novas estratégias de ação. Ele informou que a equipe de brigadista da Vale começou a dar combate ontem ao incêndio e, hoje, a empresa também solicitou o apoio da corporação.
A força tarefa irá trabalhar de forma ininterrupta até a total extinção do incêndio. Além da ação por terra, está sendo usado um helicóptero para mapear a área em chamas e duas aeronaves que transportam a água até ao local.
Segundo o major, amanhã, após o sobrevoo realizado hoje, será possível ter uma visão mais real da situação no local. A fumaça do incêndio já é vista da cidade de Parauapebas.
(Tina Santos)