A Prefeitura de Parauapebas não tem medido esforços para tentar emplacar o nome do município no cenário turístico nacional. A mais nova do momento é a contratação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) para montar um estande durante a 47ª Expo Internacional de Turismo, a ser realizada em São Paulo entre os dias 25 e 27 de setembro. O valor do estande? R$ 243.015,70.
As informações foram publicadas na edição desta segunda-feira (17) do Diário Oficial da União (DOU), segundo a qual a contratação da Abav se deu por meio de inexigibilidade e os recursos saíram do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo. A ideia é “apresentar os atrativos turísticos de Parauapebas ao Brasil e outros países que se farão presentes ao evento”.
Embora o governo de Darci Lermen esteja gastando como nunca para ver se engrena o turismo local, Parauapebas não apareceu no recém-lançado “Estudo da Demanda Turística Internacional 2018”, publicação do Ministério do Turismo (MTur).
E mais: esta década, o município tem visto minguar o movimento no aeroporto local, principalmente em relação ao momento de pico registrado quatro anos atrás. Uma das principais portas de entrada do turista no município, o aeroporto local vem apresentando uma sequência de quedas quanto à presença de turistas e viajantes, nos últimos anos.
De acordo com dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o número de passageiros no terminal, de janeiro a abril deste ano, totalizou 39 mil, movimento muito inferior aos 69 mil passageiros registrados no mesmo período de 2015. Em 2012, há sete anos, portanto, o movimento no primeiro quadrimestre do ano foi de 41,7 mil passageiros. Ainda não há estratégia clara de como o município pode reverter a situação.
Segundo a Anac, o transporte aéreo é o principal meio de viagens interestaduais no Brasil e a maior forma de acessar destinos turísticos. Em 2017, ano mais recente com dados consolidados, foram realizadas no Brasil 82 milhões de viagens aéreas enquanto as viagens rodoviárias totalizaram 39,5 milhões.