Na noite desta terça-feira (10), por volta das 23h30, uma guarnição da Polícia Militar, de Parauapebas, sob o comando do sargento Lopes e composta pelos PMs Walber, Ferrais e Silvano, salvou da morte uma bebê de 8 dias de vida chamada Ana Liz. Tudo começou quando os policiais estavam em patrulhamento ostensivo no Complexo VS-10, após receberem a informação de que supostos foragidos da Cadeia Pública estariam nas proximidades do Assentamento São José. Na viatura, 14-2308, eles percorriam a Rodovia PA-160, no sentido Parauapebas-Canaã, quando, pelo veículo, passou um automóvel em alta velocidade.
O fato levantou suspeitas e, imediatamente, a guarnição saiu em acompanhamento ao veículo, o interceptando mais adiante. Na abordagem, o condutor Anderson Felipe Batista Santos, saiu do automóvel muito nervoso, explicando que a filha, Ana Liz estava engasgada e sem respiração.
Ao abordar o veículo, o condutor, identificado como Anderson Felipe Batista Santos, saiu muito nervoso, explicando que sua filha recém-nascida, Ana Liz, de apenas 8 dias de vida, estava engasgada e sem respirar. A mulher dele também saiu do carro, carregando no colo a bebê, já desmaiada.
Os policiais militares, rapidamente, iniciaram manobras de reanimação e, em segundos, Ana Liz voltar a respirar. Os pais foram orientados a levá-la imediatamente a um hospital e os PMs fizeram o acompanhamento do carro do casal até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Cidade Jardim, onde a recém-nascida recebeu atendimento médico.
Depois de se certificarem que a criança e os pais já estavam mais tranquilos e em segurança, os policiais seguiram em busca aos fugitivos, rumo ao Assentamento São José.
(Caetano Silva)