Em Parauapebas, o indivíduo João Batista Batata, de 32 anos, se aproveitou do fato de sua ex-mulher Janaína Araújo de Carvalho, que viajou para a cidade maranhense de Bacabal, a fim de sepultar o corpo da mãe, e foi à casa dela, onde fez uma “limpeza”.
Arrombou a porta do imóvel, localizado na Rua São Jorge, Bairro Guanabara, e levou uma motocicleta, uma máquina fotográfica, duas camas box, um armário, uma geladeira, um botijão de gás, um televisor, uma máquina de lavar roupa, duas bicicletas e várias louças de cozinha. Ele foi preso e levou junto Robert Maia de Araújo, 47 anos, e Geonilson Araújo de Pinho, 41, estes acusados de tráfico de drogas e receptação.
O furto foi denunciado à Polícia Militar e uma guarnição se dirigiu ao mercado municipal do Bairro Rio Verde, onde João Batista Batata foi localizado e, ao saber que estava sendo preso, reagiu com veemência, chegando a morder a mão direita de um dos policiais.
Interrogado sobre os objetos furtados, ele disse que havia sido negociado tudo, em troca de drogas, com Geonilson Araújo de Pinho, morador da Rua Grécia, Bairro Novo Horizonte. No local, o homem disse ter comprado só a moto, mas negou ter trocado por drogas. Porém, os PMs revistaram o imóvel e encontraram 23 papelotes de crack e uma trouxa de maconha.
Geonilson de Pinho também foi preso acabou confessando que trocou a moto e os demais objetos furtados com Robert Maia de Araújo e que este seria encontrado em uma churrascaria na esquina das ruas 5 e D, no Bairro Cidade Nova.
No estabelecimento, Robert de Araújo confessou que deu para Geonilson de Pinho 800 reais mais uma boa quantidade de drogas, em troca da moto, com a qual ficou, e dos demais bens furtados da casa de Janaína, os quais ele vendeu ao dono de uma loja de móveis novos e usados da Rua Sol Poente, na área conhecida como baixada fluminense, no Bairro Rio Verde, onde tudo foi recuperado. O trio, que já havia recebido voz de prisão, foi conduzido à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, para os procedimentos legais.
FORAGIDO PRESO EM CURIONÓPOLIS PELA PM
Durante rondas, na segunda-feira (3), no Km 27, da Rodovia PA-275, em Curionópolis, integrantes de uma guarnição da PM observaram atitude considerada suspeita do motorista de um automóvel preto e abordaram o veículo, solicitando os documentos do condutor.
Identificado como Cristóvão Gomes da Costa, 35 anos, o nome dele foi pesquisado no sistema de informações de segurança pública, que o apontou como alvo de um Mandado de Prisão Preventiva, expedido pela Vara Única de Justiça de Curionópolis, em 14 de julho de 2022, sob a acusação e homicídio. Cristóvão da Costa foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
(Caetano Silva)