A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou, nesta terça-feira (26), as suas atividades pedagógicas em 2021. As atividades também marcam o início do ano letivo, que segue no regime não presencial, devido à pandemia do novo coronavírus.
A Jornada Pedagógica deste ano, que vai até o próximo dia 29, aborda o tema “Ensino híbrido e a nova sala de aula”. A abertura foi de forma online na manhã de hoje.
“A Jornada Pedagógica é um espaço de reflexão, aprendizagem e troca de saberes. É onde os nossos professores, coordenadores, diretores e equipe técnica da Semed traçam metas para os desafios do ano letivo que se inicia”, explica José Leal Nunes, secretário de Educação, ao falar também sobre a adesão pela Semed a uma plataforma educacional que irá proporcionar mais interação e qualidade ao ensino não presencial.
Segundo a Semed, a Jornada Pedagógica contará com palestras e formação continuada para gestores, coordenação e professores, além de oficinas de uso das principais ferramentas da nova plataforma. “Ela foi idealizada a partir das necessidades e sugestões de professores, pais e alunos. As novas tecnologias e formas de comunicação já mudaram, agora será nossa realidade na educação. Para tal, nosso planejamento inicial será focado na migração do ensino não presencial para o híbrido, utilizando as tecnologias disponíveis”, informa Margarida de Queiroz, técnica pedagógica da Semed, que conduzirá a oficina “Ferramentas digitais para a educação”.
(Tina DeBord- com informações da Ascom PMP)