Em parceria com o governo do estado, a prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria de Juventude (Sejuv), promoveu capacitação profissional para jovens da zona rural do município. A ação faz parte do projeto “Capacita mais Pará”, que oferece oficinas profissionalizantes, de forma itinerante e totalmente gratuita, atendendo jovens a partir de 15 anos de idade.
Segundo o secretário de Juventude, Yuri Sobieski, essa parceria possibilitou a capacitação, nesse primeiro momento, dos jovens das comunidades Palmares Sul, Vila Sanção, Paulo Fonteles e Palmares II. Para o coordenador de Relações Institucionais da Associação dos Moradores da Agrovila Palmares Sul (Amapals), Evaldo Fidelis, esse foi um importante passo nas políticas públicas para a juventude da zona rural de Parauapebas.
“Esse primeiro passo que está sendo dado é muito importante, com as ações da Secretaria Municipal da Juventude saindo do centro urbano para beneficiar jovens das comunidades da zona rural. A juventude do campo, que está longe do centro urbano, necessita dessas políticas públicas”, frisou Fidelis.
De acordo com o coordenador do núcleo de projetos da Fundação ParáPaz, Renan Ferreira, cerca de 100 jovens foram certificados em Parauapebas a partir das propostas do projeto “Capacita Mais Pará”. “A Fundação ParáPaz, em parceria com a Prefeitura, tem esse incentivo à juventude de inserir esses jovens no mercado de trabalho para que eles venham ter um futuro e possível fuga dessas mazelas sociais. Essa possibilidade de profissionalização oportuniza aos jovens ter acesso a oportunidade de emprego”, enfatiza o coordenador.
Durante as oficinas de capacitação, os participantes aprenderam sobre os temas: Ética e Etiqueta no Mercado de Trabalho; Convivência; Oralidade e Discurso; Raciocínio Lógico; Criatividade; Trabalho em Equipe; Liderança; Empreendedorismo; Emprego Conectado; Elaboração de Currículo; Educação Financeira e Comportamento Profissional.
Segundo o secretário da Juventude, o governo municipal vem trabalhando a inserção da juventude no mercado de trabalho, oportunizando também a juventude do campo. Ainda esse mês, por exemplo, será lançado o projeto “Qualificampo”, que é direcionado aos jovens da zona rural.
Tina DeBord- com informações da Ascom PMP