A Policia Militar de Parauapebas apresentou na Seccional de Polícia Civil do município os agentes prisionais Nazareno e Antônio. Eles são suspeitos de facilitar a fuga de Ricardo Holmes, Samuel Cruz e Itamar Gomes Cândido, que fugiram da carceragem do Rio Verde durante a madrugada desta terça-feira (19) .
O delegado Rodrigo Paggi, diretor da Seccional, está investigando a participação dos agentes da Susipe na fuga e afirmou não poder adiantar nenhuma informação pois, por enquanto, só existe a suspeita de participação.
Ricardo Holmes estava preso acusado de tráfico de drogas. Samuel Cruz é estuprador confesso. Durante a fuga o preso Itamar foi baleado e está sob observações no Hospital Municipal de Parauapebas.
Atualização às 16 horas de 20/11/2013
A autoridade policial ouviu detentos da carceragem do Rio Verde e estes confirmaram que o funcionário público Antônio da Cruz Utagaua supostamente recebeu a importância de R$400,00 (quatrocentos reais) para que a esposa de um preso entrasse na carceragem com uma serra que foi repassada ao preso. Antônio foi ouvido pela autoridade policial e negou participação na fuga, dizendo-se injustiçado e que estaria sendo usado de bode expiatório e que na noite da fuga o mesmo estaria de folga. Em seu depoimento Antônio fez revelações acerca do funcionamento da carceragem do Rio Verde. O agente prisional foi detido em flagrante e autuado no artigo 351 do Código Penal , tendo sua pena aumentada por ser funcionário público.
Antônio Utagaua foi liberado após pagamento de fiança estipulada em dois salários mínimos. Imediatamente ele retornou a Belém prometendo ir à Corregedoria da Polícia Civil contar sua versão dos fatos. Em seu depoimento Antônio alegou ter sido torturado por PMs que foram até sua casa prendê-lo, todavia, se negou a fazer o exame de corpo de delito.
Após a oitiva das testemunhas, o agente prisional Nazareno foi liberado, pois nada foi mencionado sobre sua participação nesta ou em outra fuga.
3 comentários em “Parauapebas: mais uma fuga de presos da carceragem do bairro Rio Verde”
ESTA claro que toda fuga tem participação dos agentes prisionais vai me dizer que são surdos e não ouve os presos cavando em baixo do nariz deles, celular quem coloca nas celas são os agentes para ganhar dinheiro dos presos.
Parece piada, mas não é, infelizmente. Se esses agentes prisionais estiverem envolvidos nessa fuga, devem ser punidos. Isso é uma vergonha.
Se for verdade, não me surpreenderei, mas será lamentável…