A comunidade da Vila Cedere, na zona rural de Parauapebas, recebeu a ação “Prefeitura na Comunidade”. A ação itinerante foi realizada, no último sábado (27), com serviços de saúde, emissão de documentos de identidade e cuidados com a beleza, este voltado para as mulheres, que receberam uma atenção especial na programação.
O projeto itinerante, que leva serviços à comunidade, será realizado em outras localidades do município, para reduzir a demanda por atendimentos, como saúde e emissão de documentos de identidade. Aproveitando a ação, a diarista Arlene de Andrade retirou novos documentos de identidade. “Eu estava precisando muito renovar meus documentos e, aproveitei essa oportunidade, que é muito boa, para retirar a segunda via dos meus documentos”, frisou a diarista.
Além dela, dezenas de moradores da comunidade aproveitaram os serviços levados pela prefeitura para a localidade, como consultas médicas, atendimentos odontológicos, emissão de documentos, serviço de maquiagem, manicure, entre outros. Para o vice-prefeito João Trindade, esse é, talvez, o trabalho social mais importante que a prefeitura está fazendo.
“O projeto engloba todas as ações, facilitando muito a vida do cidadão que mora distante do centro urbano e precisa de determinados serviços públicos. Já realizamos em outras localidades e seguiremos com esta ação tão importante para a nossa gente”, ressalta João Trindade.
Participaram da ação as secretarias municipais de Saúde (Semsa), Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Mulher (Semmu), Juventude (Sejuv), Assistência Social (Semas) e Educação (Semed). “É mais uma demonstração de que temos gestão integrada, onde todos os setores trabalham juntos para produzir cidadania e levar serviços públicos de qualidade”, pontua Keniston Braga, secretário Especial de Governo.
Saúde: Para as mulheres foram ofertadas consultas com ginecologista, coleta para exame preventivo do câncer de colo do útero e exame de ultrassonografias, inclusive a transvaginal, realizado com um dos aparelhos mais modernos da atualidade, que equipa a Unidade Móvel Saúde da Mulher. Segundo a prefeitura, no geral, foram realizados 10 atendimentos de enfermagem; 19 consultas com clínico geral; 19 atendimentos odontológicos; 35 aferições de pressão arterial; 26 testes de glicemia; atualização dos dados de saúde de 17 pessoas para o programa Auxílio Brasil; 27 pessoas vacinadas contra a Covid-19 e 18 de outras vacinas.
Tina DeBord- com informações da Ascom PMP