Com alto índice de focos de incêndio, principalmente na área urbana, Parauapebas cria Brigada de Emergência para atuação no combate às queimadas nas áreas urbana e rural do município. Segundo a prefeitura, durante cinco dias do mês de julho, 24 brigadistas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foram treinados pelo 23º Grupamento Bombeiro Militar e já estão na ativa, no combate às queimadas.

A Brigada de Emergência do Município de Parauapebas foi criada pelo Decreto Municipal Nº. 559, de 02 de Junho de 2020, e regulamenta a Lei Municipal Nº. 4.545/2013 no que se refere a brigadas de emergências no território da capital do minério. Desde o início do chamado verão amazônico, as queimadas se multiplicaram no município.
Na área urbana, desde a semana passada que aumentou o número de focos de incêndio em terrenos baldios e áreas de morro. Boa parte dos incêndios é intencional, causado para fazer a limpeza de terrenos e, em muitos casos, acabam se alastrando e colocando em perigo residências vizinhas, além de aumentar a poluição do ar.
Na semana passada, um incêndio no Bairro Cidade Jardim levou pânico à moradores e funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A prefeitura vem fazendo campanha, para tentar conscientizar as pessoas a evitar fazer queimadas.
Os casos de incêndios podem ser informados e denunciados através dos números: Bombeiros (193); Defesa Civil (199) e Semma (98188-3067).
(Tina Santos)