Com base nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é possível observar a trajetória da covid-19 em Parauapebas. Os últimos sete dias viram uma queda considerável de casos por covid-19 confirmados, retornando à média vista durante junho deste ano, quando o maior total semanal registrado foi relativo aos 17 casos da primeira semana do mês.
Entre os dias 21 e 27 de agosto, foram contabilizados 18 novos casos de covid-19. O número caiu em relação à semana anterior, com 54 a menos e uma média diária de 2,57 casos. Também houve uma queda na quantidade de pessoas testadas, indo de 341 para 267 testes ao todo. A média diária de testagem é de 38,42.
A única morte causada pela doença no mês de agosto, até então, aconteceu no domingo, dia 21, no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), após 20 dias sem fatalidades. Trata-se de uma mulher de 83 anos de idade, com doença cardíaca.
Ao todo, 69.198 casos foram confirmados desde o início da pandemia, além de 574 óbitos registrados. Já são 68.563 pessoas recuperadas da doença pelo sistema de saúde local. As informações foram atualizadas às 14h04 deste sábado (27), não havendo sido divulgado boletim epidemiológico relativo ao último domingo (28).
A taxa geral de ocupação de leitos no município está em 22%, representando 8 pessoas internadas, com 9% dos leitos de enfermaria ocupados no Sistema Único de Saúde (SUS). Já na rede particular, a capacidade em uso é de 27% para leitos regulares e 60% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Prevenção e Testagem
Apesar da estabilização dos casos em Parauapebas, faz-se necessário reforçar a importância de praticar as orientações do Ministério da Saúde e dos especialistas em relação aos cuidados com a saúde, mesmo por parte daqueles que tenham recebido todas as doses da vacina contra a covid-19.
Lave sempre as mãos com água e sabão ou utilize álcool 70%. Evite tocar olhos, nariz e boca. Quando sair de casa, use a máscara de proteção sobre o nariz e a boca; aliada ao distanciamento social e ao cumprimento por completo do quadro de vacinação são as melhores medidas preventivas. Seu uso voltou a ser obrigatório nos locais de atendimento à saúde do município.
A Semsa recomenda que aqueles a partir dos cinco anos de idade com sintomas leves e moderados há mais de três dias realizem o teste rápido para a doença, gratuito nas UBSs, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30. Em casos mais graves, recomenda-se procurar o pronto-socorro municipal, que atende 24h.
Para mais informações, acesse as redes sociais da Prefeitura de Parauapebas.