A primeira etapa de construção do campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Parauapebas deve ser entregue no primeiro semestre deste ano. A finalização total do prédio está prevista para setembro.
Nesta quarta-feira (30), a obra foi visitada pelo reitor da instituição, Clay Chagas; a vice-reitora, Ilma Pastana; o vice-prefeito de Parauapebas, João Trindade; o secretário de Educação, Leal Nunes; o secretário de Governo, Keniston Braga e a vereadora, Eliene Soares.
“A obra avançou muito desde a última vez que estivemos aqui. Nós, enquanto universidade, estamos satisfeitos com o andamento e esperamos que a gente possa já fazer essa entrega entre o final do mês de maio e começo de junho e que a gente já possa, no nosso vestibular do ano que vem, incluir Parauapebas como nosso campus XXII,” disse o reitor da UEPA, professor Clay Chagas.
Cursos
Atualmente, os cursos de Biologia, Matemática e Engenharia de Software são ofertados por meio de convênio entre a UEPA e a Prefeitura de Parauapebas. Os alunos participam das aulas no Centro de Estudos Universitários de Parauapebas (Ceup).
Em agosto, começam as aulas da primeira turma de Enfermagem do município, cujo Processo Seletivo Especial está em andamento.
Com a lei 9.511 sancionada, nesta quarta, pelo governador Helder Barbalho, o reitor também enfatiza que poderão ser realizados os concursos para servidores efetivos atuarem na região. “Com a aprovação que saiu hoje no Diário Oficial, a gente já está preparando concurso público, que não temos como finalizar devido às vedações eleitorais, mas estamos trazendo uma quantidade de 30 professores concursados que possam tocar a universidade, além dos servidores técnicos-administrativos,” apontou sobre as perspectivas futuras da unidade.
Obra
A construção abrange uma área de 4.557,57m², sendo composta de pavimento térreo e superior, com 19 salas de aula, 1 sala de estudo, 6 salas de tutorial, 3 laboratórios de informática, 3 laboratórios de ciências biológicas, 03 laboratórios de enfermagem, lanchonete, sala de TI e salas administrativas.
A cobertura é de estrutura metálica e o forro de gesso acartonado. A drenagem e terraplanagem realizada em todo o complexo visa receber futuras instalações, como outros prédios de sala de aula e até um restaurante universitário que poderá contemplar tanto a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) quanto a UEPA.
Já foram executados os serviços de alvenaria, reboco interno e externo, contrapiso de salas e laboratórios, instalações hidrossanitárias, instalação elétrica internas e externas.
Com informações da UEPA