Após visitar as obras de construção da Usina da Paz em Canaã dos Carajás, a equipe da Diretoria das Usinas da Paz (Usipaz), da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), vistoriou as obras dessa unidade em Parauapebas. A visita foi feita na manhã desta quinta-feira (17).
A unidade de Parauapebas está sendo construída no Bairro Jardim Ipiranga, distante apenas 6 km do centro da cidade. De acordo com o diretor das Usipaz, coronel Marcos Lopes, a construção em Parauapebas está avançada e a previsão é que a unidade seja entregue ainda neste segundo semestre de 2021.
“Em Parauapebas, estamos bem avançados e seguimos com o cronograma de obras no prazo estabelecido. As estruturas já estão implantadas. Pela conformidade do terreno, a obra é feita em três níveis que permitem, inclusive, ter uma visão panorâmica de outros bairros da cidade”, enfatizou o diretor.
Ainda segundo o coronel, os serviços irão contemplar principalmente os moradores do entorno do complexo. “É importante ressaltar que as pessoas que residem próximo à Usina de Parauapebas, assim como dos outros Territórios pela Paz, carecem de serviços públicos permanentes, então, será um marco para toda essa comunidade”, destacou Marcos Lopes.
A Usina da Paz é um projeto elaborado pelo governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania, em parceria com a iniciativa privada. O projeto prevê a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém e no sudeste do estado, com unidades em Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Além da Vale, as obras também estão sendo executadas em parceria com a empresa Hydro. As usinas de Parauapebas, Marabá e Canaã dos Carajás estão sendo construídas pela Vale, que arca integralmente com os custos.
Os centros sociais irão oferecer atividades esportivas e contam salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e outros. Irão ainda oferecer atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.
Tina DeBord