Um das grandes preocupações dos pais no inicio do ano é a lista de material escolar. Este ano, os responsáveis vão lidar com mais um aumento no valor dos itens necessários para o aprendizado de seu filho. Nos últimos 12 meses, o preço do material escolar teve aumento de aproximadamente 10%, e o acréscimo deve ser mantido em 2016, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (ABFIAE).
Nas papelarias de Parauapebas, os pais pesquisam o menor preço tentado levar em consideração a qualidade do produto. “Estou cerca de uma semana pesquisando os preços, tudo aumentou. O caderno que ano passado comprei no valor de R$ 24, hoje custa R$ 35”, relata Nilton Gaia, que precisa comprar material para dois filhos.
Outra consumidora que encontrou diferença nos preços foi a assistente social, Ana Maria Lima. “Se fizer uma comparação de preços desse ano com o ano de passado, o valor aumentou bastante. Estou pesquisando e devo comprar em diferentes lojas devido a variação de preço”, afirma.
Para os lojistas é hora de procurar formas de agradar o consumidor para não perder vendas. “Apesar do aumento, os pais precisam comprar, busco formas de vender com preço razoável. Ofereço desconto em cima do valor da compra e de alguns materiais para que o pai leve tudo que precisa”, destaca o proprietário de uma papelaria no centro de Parauapebas, revelando que a procura por material escolar começou mais cedo este ano;