Parauapebas: Palmares II ganha nova Unidade de Ensino Infantil

Continua depois da publicidade

SONY DSCUma megaestrutura. Assim pode ser definida a nova Unidade de Educação Infantil (UEI) que está sendo construída na Palmares II. A escola traz 2.971 metros quadrados de área edificada, num terreno de 8.100 m2. “Construímos uma grande estrutura para que a comunidade possa estar inserida no dia a dia da escola. Queremos, com isso, a participação da família no processo educativo”, diz o prefeito municipal Darci Lermen.

Praça de recreação, playground, pátio coberto, anfiteatro e auditório são alguns dos compartimentos que fazem parte do projeto, que conta ainda com 12 salas de aula construídas em forma de cabanas separadas; salas de informática, de vídeo, de reunião, de arquivo, dos professores, da direção; brinquedoteca, videoteca e biblioteca; bloco administrativo com coordenação, secretaria e recepção. Há também cozinha, refeitório, almoxarifado e terraço.

“Essa escola há muito é desejada pela comunidade, que participou da escolha do projeto”, observa o secretário de Educação, Raimundo Neto, enfatizando que as escolas municipais vêm passando por grandes transformações nos últimos anos. “Essas mudanças vão além do espaço físico, elas contemplam o aspecto humano, daí a importância de se construir escolas que abriguem com qualidade a comunidade escolar”.

EXPANSÃO

Quando o prédio estiver totalmente pronto, pelo menos nove turmas de educação infantil que atualmente funcionam no espaço da Escola Crescendo na Prática serão transferidas para a nova unidade, permitindo a implantação de novas turmas de ensino fundamental e médio na Crescendo na Prática.

De acordo com a educadora Deusamar Sales, o prédio atual funciona com número de turmas acima de sua capacidade, motivo pelo qual se justifica a criação de uma nova unidade educacional. “A Crescendo na Prática está com excedente de turmas que será resolvido com a conclusão da Unidade de Educação Infantil”.

Para o vereador Israel Pereira, o Miquinha, que visitou a construção juntamente com o secretário de Educação, é importante assistir as comunidades carentes com obras que realmente as beneficiem. “As escolas têm, sim, de ser construídas com padrões modernos, garantindo conforto e qualidade ao aprendizado”, ressalta o parlamentar.

ZONA RURAL

A Unidade de Educação Infantil na Palmares II é uma das cinco obras educacionais em andamento na zona rural de Parauapebas. Além dela, estão em atividade obras da Escola 18 de Outubro, localizada no PA Carlos Fonseca; da Escola Paulo Freire, na Palmares Sul; da Escola Gonçalves Dias, na colônia Paulo Fonteles; e da Escola Antônio Vilhena, no Cedere I, totalmente reconstruída. “Esses grandes projetos demonstram a real preocupação do governo municipal com a educação em Parauapebas. Nossas escolas beneficiam alunos de todas as localidades do município”, destaca Neto.

Fonte: ASCOM PMP