Uma semana inteira dedicada a resolver conflitos judiciais por meio da conciliação. Realizada em todo o Brasil, a X Semana Nacional de Conciliação é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Pará está sendo coordenada pela titular da 1ª Vara de Execução Fiscal de Belém, a juíza Kédima Lima. Em Parauapebas, os trabalhos estão sendo realizados principalmente no auditório do Salão do Júri do Fórum Dr. Célio Rodrigues Cal e vão até sexta-feira, 27.
Em algumas varas da comarca de Parauapebas a meta é realizar até 10 audiências por hora, e no Juizado Especial Cível, até 30 audiências de conciliação por dia. O maior número de audiências no Juizado Especial, cujas causas têm o valor máximo de 40 salários mínimos, é contra a concessionária de energia Rede Celpa, principalmente com relação à cobrança de multa por ligações diretas na rede, os chamados “gatos”. A alegação em boa parte dos casos é de que os próprios funcionários realizam esses procedimentos pelos quais a empresa multa o cidadão.
Segundo o diretor do Fórum da Comarca de Parauapebas, juiz Líbio Araújo Moura, foram agendadas 472 audiências entre os dias 23 a 27 de novembro na comarca, cerca de 90 por dia, além de aproximadamente 300 audiências no juizado cível, da 1ª, 2ª e 3ª varas cíveis.
Já segundo a juíza da Comarca de Curionópolis, Drª Priscila Mamede Mousinho, que também atende o município de Eldorado dos Carajás, estão programadas 17 audiências diárias durante a Semana de Conciliação.
O Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) mobilizou 215 colaboradores, 389 conciliadores e 723 servidores do Poder Judiciário para participar da Semana em todas as comarcas do Estado. Das 250 unidades judiciárias aptas a participar da Semana de Conciliação, 188 se inscreveram (um percentual de 75% de adesão). Mais de 11 mil audiências foram agendadas para o período do evento, de acordo com dados da Coordenadoria de Estatística do TJ-PA.
Semana Nacional de Conciliação
A Semana Nacional da Conciliação é um esforço concentrado para conciliar o maior número possível de processo em todos os tribunais do país. Trata-se de uma campanha de mobilização, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. É uma das principais ações institucionais do CNJ, que atua padronizando a campanha, apoiando as ações dos tribunais e promovendo a divulgação.
2 comentários em “Parauapebas participa da 10ª Semana Nacional de Conciliação”
Bom dia Ze dudu achei importante esta materia mas infelizmente pra mim ela esta incompleta se voce puder por favor oriente melhor como proceder para participar desta operação pois eu mesmo estou sem saber onde agendar uma audiencia por favor poste um comebntario explicando e orientando melhor
As audiências para esta semana de Conciliação do TJPA já foram agendadas. Seu advogado deveria ter solicitado a inclusão da sua causa nessa ação.