Por Fábio Relvas
Com um público decepcionante, Paysandu e Parauapebas decidiram à outra semifinal do 2º turno do Parazão na noite desta quarta-feira (22), no estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. A partida terminou sem gols e a vaga foi decidida nas cobranças de pênaltis. Melhor para o Papão que venceu, por 4 a 3, e garantiu presença na final. Remo e Paysandu decidem o título no próximo domingo (26).
Campanha e vagas
Apesar da eliminação, o Parauapebas Futebol Clube conseguiu duas vagas em competições nacionais: Copa Verde e Copa do Brasil de 2016. Um grande feito para um time que iniciou sua trajetória na elite do Parazão este ano. A campanha do PFC ainda deixou a equipe na liderança do Campeonato Paraense até o momento com 22 pontos.
O jogo: emoção até o fim
A partida começou com os adversários se estudando e muito truncada no meio de campo, com isso algumas faltas foram cometidas. O Parauapebas teve tudo para marcar depois que Juninho lançou bem na esquerda para o atacante Magno, que driblou o zagueiro William Alves e sozinho chutou por cima. O Trem de Ferro chegou mais uma vez após um escanteio pela esquerda, a bola ficou pingando dentro da área, mas a zaga bicolor conseguiu cortar antes da chegada de Negretti.
O Paysandu tinha mais posse de bola, mas não conseguia levar perigo. Depois de um escanteio, a bola foi cabeçada para o gol e Paulo Rafael fez boa defesa. O Parauapabas tocava bem a bola e Dedeco resolveu arriscar, mas foi longe do gol. Juninho arrancou pela direita, ganhou da marcação e cruzou rasteiro, Emerson salvou o bicola. A torcida do Papão começou a pressionar o time.
Em outra invertida do Paysandu, Carlinhos tentou acertar de longe, mas a bola passou por cima da meta. Os jogadores do Papão saíram para os vestiários debaixo de vaias da Fiel Bicolor devido o placar em branco. No segundo tempo o Papão tentou colocar pressão, mas esbarrou na marcação. Em um escanteio quase o atacante Aylon marcou de cabeça, a bola passou perto.
O Paysandu chegou mais uma vez com Bruno Veiga que recebeu lançamento, se livro da marcação e chutou forte, a bola tocou na rede pelo lado de fora. A torcida do Papão chegou a gritar gol. Foi o último lance do atacante Bruno Veiga, que foi expulso momentos depois. O Trem de Ferro envolveu os bicolores em uma triangulação, quando a bola chegou ao atacante Danúbio, que chutou cruzado, a bola foi cortada pelo zagueiro Marquinhos.
Sem forças, as duas equipes pouco chegaram e a decisão foi para os pênaltis. O Papão conquistou a vaga vencendo por 4 a 3. Os bicolores marcaram com: Souza, Radamés, Yago Pikachu e Carlinhos e o Trem de Ferro converteu com: Juninho, Fabiano e Gustavo. Fim de linha para o Trem de Ferro.
Foto: Cezar Magalhães