Uma péssima notícia para os candidatos a prefeito e vereador nas eleições 2012 em Parauapebas, que precisam de visibilidade para interagir com o eleitor e consequentemente apresentar suas propostas.
Segundo informou o chefe de cartório da 075ª Zona Eleitoral, Rafael Xavier Arruda, o TRE-PA solicitou a ANATEL que informasse em quais municípios do Estado haveriam emissoras de rádio e TV em condições de gerar os programas eleitorais para as eleições 2012. A informação é que em Parauapebas nenhuma das emissoras de TV estariam aptas a fazer essa geração e somente uma emissora de rádio foi qualificada para tal.
Rafael Xavier Arruda informou ao Blogger que argumentara com o responsável pelo setor no TRE-PA de que a Zona Eleitoral já participara da propaganda gratuita de rádio e TV em outras eleições, todavia, a informação é que, por enquanto, não teremos esse espaço em Parauapebas.
O juiz eleitoral, Líbio Moura, afirmou que a informação ainda não é oficial por tratar-se de uma consulta do TRE-PA à Anatel, e que isso pode ser revisto até o dia 21.
Em Parauapebas estão em operação seis emissoras: Band, SBT, Record, TV Missão, Rede TV e Cultura. Todas elas são RTV, repetem um canal de televisão e segundo a legislação não podem veicular programação ao vivo.
O que fica claro nessa informação é que parece que a pergunta formulada à Anatel foi feita de forma incorreta. Se a pergunta foi: em quais municípios existem emissoras para gerar a programação do horário eleitoral gratuito? A resposta da Anatel foi: apenas três – Belém, Marabá e Santarém, pois, somente nesses existem realmente geradoras que podem fazer programação ao vivo.
O que deveria ser perguntado deveria ser: em quais municípios do Pará existem emissoras com capacidade de repetir o programa eleitoral gratuito.
Segundo o chefe do cartório eleitoral da 075ª Zona, ´será encaminhado ofício ao TRE-PA esclarecendo os fatos e solicitando reconsideração. Só depois da resposta saberemos se o tempo de TV nas eleições em Parauapebas será disponibilizado aos partidos.
11 comentários em “Parauapebas poderá não ter programa eleitoral gratuito na TV nas eleições 2012”
é uma pena que parauapebas seja uma das cidades do pais que tem uma das maiores rendas, mas seja tão baixa em educação, se as pessoas fossem mais informadas e educadas aprenderiam a ouvir qualquer pessoa inclusive os políticos , e saber o que tem a melhor proposta, e avaliar sua vida pública e privada.
Marlene, concordo com você no tocante a que devemos aprender a ouvir. No tocante a educação, Parauapebas tem a melhor nota do Pará no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – do Pará, portanto não se trata de melhor educação, trata-se de melhor senso crítico das coisas.
Do ponto de vista das pessoas que não gostam dos Programas Políticos na TV eu até entendo que seja um alívio não haver, mas ao mesmo tempo sendo um pouco mais analítico nessa questão é que eu fico observando que mesmo com toda essa informação através desses veículos de comunicação durante todo o processo das eleições as pessoas ainda não buscam conhecer os candidatos e suas propostas, então imagine sem elas!
Muitas campanhas já foram mudadas através desses materiais que ficam guardadas na mente das pessoas e os Políticos que se policiem pois tudo que eles prometem ficam gravados e são relembrados nessa época através dos Programas Políticos.
VAMOS JOGAR PEDRAS NESSES CARRINHOS DE SOM! CANDIDATOS QUE SE UTILIZAM DESSES ARTIFICIOS PARA INCOMODAR A POPULAÇÃO NÃO PRECISAMOS! SE PASSAR UM DESSES EM FRENTE DA MINHA CASA E ME INCOMODAR EU JOGO OVOS, SEJA DE QUAISQUER CANDIDATOS.
ZeDudu,
Põe uma enquete aí: “vc eh contra ou a favor do banimento dos carros de som”.
O resultado a gte manda pro Juiz Líbio.
Valeu?
GRAÇAS AO BOM DEUS….NA REALIDADE DEVERIA BANIR ESSA RÍDICULA FORMA DE UMA PSEUDO ELEIÇÃO DEMOCRÁTICA ONDE NÓS OS TOLOS SABEMOS QUE NO FUNDO PRETO DOS BASTIDORES OQUE REINA É O SUJO DINHEIRO DO CALA BOCA QUE GERALMENTE ESTÁ COM OS CANDIDATOS DE SITUAÇÃO!
Concordo…. se pudesse desligar os carros de som. e quando passa 4 carros na mesma hora, cada um de candidato diferente.. q zona !
Seria bem melhor a propaganda eleitoral pela Tv, pq realmente só perde tempo ouvindo besteirol e mentiras quem quer. Porque não aguento mais essa POLUIÇÃO SONORA 24H por dia circulando nas ruas de Parauapebas (principalmente do candidato Coutinho). Vamos combinar ninguém merece.
P.S: Usando protetor auricular 24h por dia no serviço.
Nossa seria uma grande benção dos Deuses… acabar com horário politicos!!!
Uma pena. Espero que isso seja remediado a tempo.
E já explico o porquê. É que a TV é o meio mais adequado e menos invasivo de veiculação de campanha eleitoral. É sério! Pelo menos, posso ligar a TV, olhar a “cara” dos candidatos e ouvir se eles têm propostas ou somente apelo demagógico. E, o que é melhor, posso DESLIGAR a TV ou simplesmente NÃO LIGÁ-LA.
Enfureço-me com os carros de som, que não podem ser desligados pelo eleitor. Aliás, o uso indiscriminado e irresponsável de carros de som gera poluição sonora e visual, atrapalha o trânsito e deixa claro que o candidato que os usa não tem nada a oferecer, senão uma deplorável paródia de alguma musiquinha da moda, sempre de péssimo mal gosto.
Aliás (e tenho certeza que não falo só por mim), estou com minha opção em aberto quanto aos candidatos de minha preferência, tanto para vereador quanto a prefeito. Confesso: o PRIMEIRO que NÃO usar carro de som e restringir-se a emitir uma nota com suas propostas, ganha meu voto. Isso eu prometo.
Fica aqui, Mr. Blogger, um apelo de um seu leitor fiel: envie um expediente ao Tribunal Eleitoral para que PROÍBA essa prática pouco civilizada de carros de som. Você é um gentleman e, tenho certeza, concorda comigo.
Será que vamos ficar sem o pior programa de humor da tv, que tem os melhores atores, as melhores piadas (ou piores dependendo do ponto de vista) e onde o público-alvo é composto exclusivamente de palhaços? Que desagradável…