Terminou na noite de ontem, quinta-feira (3), com a morte de Railton Silva Mendes, 22 anos, uma série de assaltos que vinha ocorrendo em vários bairros da cidade. Ao ser localizado, em uma casa da Rua Santo Antônio, no Bairro Altamira, Railton atirou contra policiais militares, que revidaram e ele saiu baleado, morrendo em seguida. Além dele, faziam parte do bando os indivíduos conhecidos como: Bebeu, Peste e Noturno, que estão foragidos, e ainda o irmão do morto, Raylon Lima Mendes, que acabou preso e era o responsável por guardar os objetos roubados pelo bando.
A gota d’água para o desmantelamento da quadrilha, cujas ações criminosas já vinham sendo monitoradas pela Polícia Militar, foi o assalto ocorrido na manhã de quinta-feira (3), na Escola Estadual Eduardo Angelim, de onde levaram celulares e notebooks. A ação causou pânico em alunos e professores dos estabelecimentos, a ponto de os estudantes saírem correndo pela rua, temendo a ação dos bandidos.
A audácia do bando foi tanta que eles postaram um áudio em grupos de WhatsApp, avisando que voltariam a assaltar a escola e dizendo que os donos dos celulares deixassem os aparelhos sem senhas, a fim de facilitar a ação criminosa deles.
Em declarações a órgãos de Comunicação de Parauapebas, o subcomandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, major Bruno Teixeira, elogiou os esforços das Rocam (Rondas Ostensivas com o Apoio de Motos), em levar tranquilidade á população e disse que, desde a semana passada o bando já vinha sendo investigado, por terem cometido assaltos nos bairros Altamira, Dos Minérios, Paraíso.
“Esses crimes foram filmados e repercutiram bastante nas mídias sociais. O crime de hoje [o assalto à escola] foi uma covardia. Eles roubaram uma moto pela manhã e assaltaram o colégio, logo depois assaltaram uma padaria. A guarnição conseguiu localizar os indivíduos” relatou o oficial.
Na casa em que eram guardados os objetos roubados, a Polícia Militar encontrou: duas motocicletas Honda Biz, oito celulares, dois notebooks, um revólver calibre 38, carregado com seis munições, duas delas deflagradas, e 3,1 gramas de maconha.
(Caetano Silva)