A Prefeitura de Parauapebas (PMP), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), lança, nesta terça-feira (7), a campanha “Não deixe que a falta de informação tire seu sossego”, de combate à poluição sonora. A iniciativa vai contar com o apoio de outros órgãos, como Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).
A programação inclui várias ações com blitze educativas e orientações para os empresários donos de estabelecimentos noturnos e a população em geral. De acordo com a Semma, a poluição sonora é um dos assuntos que mais gera reclamações no disque denúncia.
O programa Linha Verde, criado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá e o Disque Denúncia Sudeste do Pará, recebe diariamente denúncias sobre perturbação da ordem pública. O crime está em primeiro lugar no ranking de denúncias.
Segundo os dados, entre 1º de janeiro de 2020 e 30 de novembro de 2021, o programa recebeu 9.461 denúncias sobre perturbação da ordem pública (barulho). O município de Marabá ocupa o primeiro lugar no número de denúncias de perturbação da ordem pública (6.307), seguido do município de Parauapebas com (3.025) denúncias, no período analisado.
O barulho ocorre em residências (80%), estabelecimentos comerciais (20%), logradouros públicos (10%), estabelecimentos religiosos (0,6%) e estabelecimentos de eventos e lazer (0,5%). A solenidade de lançamento da campanha está prevista para começar às 9h, no Gabinete Prefeitura, no Morro dos Ventos.
Tina DeBord- com informações da PMP
2 comentários em “Parauapebas: Prefeitura lança campanha de combate à poluição sonora”
Não funciona
Excelente iniciativa !… há cinco anos, estou sofrendo com meus vizinhos, quê chegam a passarem a noite toda com som alto, sem nenhum respeito aos vizinhos !…