A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), vai realizar, no dia 16 deste mês, uma consulta pública para a criação da Unidade de Conservação “Parque Natural Maria Bonita”. A área proposta está localizada entre os bairros Alvorá e Nova Carajás, que faz parte da área urbana da cidade.
O processo para criação da unidade de conservação ambiental foi iniciado em 2014, com base em estudo desenvolvido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Os estudos mostram que a área possui características relevantes para compor a unidade de conservação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a área tem capacidade de oferecer lazer e recreação para a sociedade com atrações que permitam o contato com a natureza. A criação do parque faz parte das ações da administração municipal, visando integrar a preservação do bioma amazônico com o desenvolvimento sustentável, englobando proteção da floresta e o fortalecimento das atividades de educação ambiental e produção científica.
Durante a consulta pública serão discutidos pontos importantes para a criação da Unidade de Conservação Municipal “Parque Natural Maria Bonita”. O evento começa às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e Facebook da Prefeitura de Parauapebas.
Estarão presentes, representantes da Semma, da Ufra, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e autoridades do executivo e legislativo municipal. A população irá poder interagir tirando as dúvidas, enviando as perguntas para o e-mail: consultapublicaparquemariabonita@parauapebas.pa.gov.br . Os questionamentos serão respondidos durante a transmissão.
Parauapebas já possui cinco unidades de conservação ambiental, sendo três federais e duas municipais. As unidades federais são a Apa do Gelado, categoria de uso sustentável; Floresta Nacional de Carajás, categoria de uso sustentável; e Parque Nacional dos Campos Ferruginosos Carajás, categoria proteção integral. Já as unidades de conservação municipais são: Apa do Igarapé Ilha do Coco, categoria de uso sustentável; do Parque Natural Municipal Morro dos Ventos, categoria de proteção integral.
Maria Bonita, nome com o qual o parque será batizado, é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae, conhecida também como papa-mosca-de-peito-preto. Ela mede cerca de 11,5 centímetros de comprimento e pesa entre 8 e 9 gramas. Durante a pesquisa a ave foi encontrada na região da Unidade de Conservação, daí a decisão de nomear o parque com o nome dela.
Tina DeBord- com informações da Ascom PMP