Biodiversidade 2010, o Ano do Desafio. Esse foi o tema do VII concurso de ilustrações, frases e textos para a capa dos cadernos que fazem parte dos kits escolares da rede municipal de ensino de Parauapebas. O concurso que premia o desenho e o texto mais criativo é uma forma de envolver o educando na construção de um ensino mais digno e inclusivo, uma vez que os desenhos e textos produzidos ilustrarão o material didático utilizado em sala de aula.
“Desenvolvemos esse concurso para que o aluno esteja envolvido na construção de um ensino melhor, o que envolve um ensino mais democrático”, diz Raimundo Neto, secretário municipal de Educação. O secretário ressaltou que o concurso auxilia no reconhecimento do alunado, contribuindo assim, para uma formação mais completa. “Nós tivemos a oportunidade de ver o talento de cada aluno por meio do trabalho desenvolvido. Isso é muito gratificante”.
Há sete anos o concurso descobre e premia novos talentos. “Durante a fase de elaboração e desenvolvimento dos desenhos e textos, existe uma grande movimentação na comunidade escolar”, diz Edna Mesquita, diretora da escola Faruk Salmen. A educadora que teve um de seus alunos premiados lembra que o professor tem um papel fundamental no desenvolvimento dos trabalhos, “uma vez que são eles os maiores incentivadores”.
Vencedores do sétimo concurso
Izaque Rodrigues Lira, 6 anos quando produziu o desenho vencedor, idade 7 anos. Data de aniversario 12 de abril, dia em que foi premiado por sua produção artística que concorreu com cerca de 5.500 trabalhos. Izaque que concorreu na categoria Educação Infantil estava meio tímido na premiação, mas ficou feliz ao receber em casa o notebook que tanto desejava.
Na categoria Ensino Fundamental, a ilustração escolhida foi a de Rodrigo Lima Pereira, 13 anos. Rodrigo que no dia da produção da arte ficou até as 2h da manhã criando e pintando era só alegria. “Me sinto muito feliz, não esperava que o meu desenho fosse o escolhido”. A mãe, Nilta Tavares Lima, até então não acreditava muito no talento do filho, mas diz que de agora em diante irá incentivar mais os trabalhos de Rodrigo.
Kaelem Assis Rocha, 16, esse é um nome que ainda deve ser falado no mundo literário de Parauapebas, a estudante que adora escrever foi a vencedora na categoria produção de texto. A mãe, Maria Delaide, que era todo orgulho diz que Kaelem é um modelo de filha e aluna. “Me sinto recompensada pelo trabalho desenvolvido, saber que o meu texto ilustrará 40 mil cadernos é motivo de orgulho”, diz Kaelem.
Mas os responsáveis pelo sucesso do concurso não são apenas os alunos. Por traz dos trabalhos existem centenas de mentes que impulsionam a criatividade dos “pequenos”. “Nossos maiores artistas se encontram nas salas de aula, na hora do intervalo, especificamente na sala do professor”, brinca Raimundo Neto. O secretario diz que nenhuma ação teria sucesso sem o trabalho incessante dos educadores.
Kits escolares
Cerca de 44 mil kits escolares serão ilustrados pelos trabalhos dos alunos. Os kits compostos por caderno, lápis, borracha, caneta, régua e duas camisetas são um compromisso do governo municipal com a rede escolar. “Sabemos que em sala de aula este material e necessário e a sua oferta ao aluno é uma forma de garantir condições dignas de ensino e aprendizagem”, ressalta Neto.
Fonte: ASCOM