A procura pela segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), em Parauapebas, está baixa, é o que afirma o Departamento de Imunização Municipal. A principal dificuldade para atingir a meta é a falta de adesão por parte dos pais, que não procuram as unidades de saúde.
De acordo com a coordenadora de imunização, Aline Neves, a primeira dose da vacina foi aplicada em março de 2015, e segunda dose precisava ser aplicada em setembro. “A procura tem sido pouca. Foi mais intensa na época de campanha que realizamos nas escolas. Os pais precisam levar suas filhas as unidades de saúde para vacinar contra o HPV, é muito importante, pois é uma prevenção do câncer no colo do útero”, explica Aline.
Este ano, o público alvo são meninas com idade de 9 a 13 anos. A meta do município de Parauapebas é 5.065 meninas, até agora somente 2.810 tomaram a primeira dose, e 885 a segunda. A vacina está disponível em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira.
Para tomar a vacina, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A vacinação no calendário de rotina foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde como forma de prevenção.