A Promotoria de Justiça de Parauapebas realizou visitas carcerárias ao Presídio, à 20ª Seccional de Polícia, à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e à Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA) de Parauapebas.
Durante a visita à 20ª Seccional, a promotora de justiça Magdalena Torres Teixeira constatou que a entrada da Delegacia foi revitalizada e urbanizada, após a reforma do prédio. Foram também removidos os veículos provenientes de processos que se encontravam aglomerados no pátio de acesso à entrada do imóvel.
A remoção dos veículos do pátio da delegacia também repercute nos Planos de Atuação das Promotorias Criminais, uma vez que um dos objetivos deste é catalogar e vincular os bens, automóveis e outros aos seus devidos procedimentos.
No presídio de Parauapebas foi constatada a retomada das visitas de parentes aos internos e saídas temporárias, após um breve período de suspensão nos meses de maio e junho, devido aos ataques a agentes prisionais em todo o Estado do Pará.
Em virtude das reclamações de familiares de internos, que procuraram o Ministério Público de Parauapebas, a 1ª Promotoria de Justiça Criminal oficiou à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) pedindo informações.
Sobre esse assunto a SEAP informou que os ataques a agentes da segurança pública, principalmente policiais militares, geraram um clima de instabilidade nas unidades prisionais do Estado, havendo a necessidade de adotar a medidas administrativas para resguardar a integridade física de visitantes, custodiados e servidores do sistema carcerário.