Após cinco meses de serviços, o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) finalizou a obra de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Residencial Vale do Sol. Agora, a estrutura passa a ter uma capacidade maior para receber a demanda atual de produção de efluentes (esgoto).
De acordo com o engenheiro civil, Renato Portilho, foram implantados mais dois tanques aeradores para o recebimento dos efluentes dos bairros Vale do Sol e Residencial Ipê. “Vamos atender, com essa capacidade ampliada, os moradores do Vale do Sol e também do Ipê. Vamos entregar essa estrutura ampliada e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) vai administrar e gerenciar os equipamentos que estão aqui, como os tanques, bombas, enfim, toda a infraestrutura que cerca essa área da ETE”, explica.
Com a ampliação da capacidade de tratamento da ETE em 50%, será possível receber os efluentes dos dois bairros. “Essa obra vem reforçar o que é o Prosap. Aumentamos a capacidade de tratamento de esgoto e garantimos que a comunidade, que foi remanejada para cá por uma obra do programa, seja atendida com esse serviço também”, afirma Renato Portilho.
A obra envolveu, ainda, a recuperação da infraestrutura de todo o bloco administrativo, como telhado e pintura, refletindo, assim, em uma melhoria importante para a operacionalização de todo o sistema pelo Saaep.
Texto: Comunicação Prosap