Parauapebas registra redução de 32% nos casos de dengue

Continua depois da publicidade

IMG_4758 - CópiaUm relatório do Departamento de Vigilância em Saúde (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostra a redução dos casos de dengue no município em 2014. Segundo o diretor da Visa, Marcelo Monteiro, os casos de dengue confirmados ano passado tiveram uma redução de 32%, se comparados a 2013. “Em 2014 não tivemos nenhum óbito por dengue. A redução no número de casos reflete o trabalho da equipe desenvolvido durante todo o ano”, destaca Marcelo Monteiro.

Em 2013 foram 757 casos confirmados. Já em 2014 o número caiu para 510. Essa diminuição mostra maior eficiência no trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, o mesmo mosquito transmissor da febre chikungunya. “O mosquito transmite as duas doenças e as ações de prevenção também são as mesmas. A população precisa ficar em alerta, principalmente neste período de chuva”, lembra o diretor.

IMG_0823Para que o município possa reduzir ainda mais os casos de Dengue em 2015, a Semsa está intensificando as ações com mutirões nos locais com maior incidência do mosquito, que, de acordo com o relatório do Departamento de Vigilância em Saúde, são: Bairros Altamira, Casas Populares II, Liberdade I e II, Betânia. Além dos mutirões realizados aos sábados, durante a semana o serviço é intensificado com o fumacê e visita dos agentes de endemias nas residências.

A população também precisa tomar alguns cuidados básicos, conforme as recomendações dos Agentes de Endemias: o lixo deve ser colocado em sacos plásticos e as lixeiras devem ser bem fechadas, além de não serem deixados em terrenos baldios.  Para evitar acúmulo de água, potes, copos, garrafas vazias e pneus não devem ser deixados expostos a céu aberto. Quanto aos cuidados com as plantas, a recomendação é encher de areia o prato que cerca o vaso. A limpeza da caixa d’água deve ser realizada a cada seis meses.

Fonte: ASCOM PMP