Francesco Costa – da Redação
A Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da SEMURB (Secretaria Municipal de Urbanismo), com o apoio da empresa Clean Gestão Ambiental, realiza hoje, 8, e amanhã, 9, o I Seminário Regional de Resíduos Sólidos. Com o tema: Os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o evento busca reunir especialistas para a atualização, sobre temas de interesses no setor de resíduos sólidos, identificando problemas e tendências e discutindo alternativas de solução.
Entre os objetivos do evento se destacam:
-
Informar e debater temas básicos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos: situação atual, regionalização e gestão associada, tratamento e disposição final dos resíduos e logística reversa;
-
Analisar os principais aspectos relacionados aos resíduos sólidos com destaque para os resíduos gerados em área urbana;
-
Apresentar os princípios de sustentabilidade do gerenciamento de RSU e os problemas resultantes do gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos;
-
Discutir as dificuldades e avanços na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no município;
-
Identificar caminhos para a adoção de práticas de minimização na geração de resíduos sólidos.
39 municípios se inscreveram e estão participando do evento que tem como público alvo profissionais de entidades públicas, estudantes de graduação e pós graduação, dirigentes do terceiro setor, prefeitos, professores universitários, pesquisadores e profissionais da área, secretários de meio ambiente, vereadores e demais interessados no tema dos Municípios da Região Sudeste Paraense.
A abertura ocorreu as 9h de hoje, no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, com o pronunciamento do Secretário Municipal de Urbanismo de Parauapebas, Raimundo Augusto Neto, ressaltando que todos tem consciência de seus deveres. “Já fizemos e continuamos a fazer um incansável trabalho de conscientização tanto a grandes geradores de resíduos quanto ao gerador comum”, lembrou Augusto, dando conta de que o atual governo investiu maciçamente em educação ambiental voltada para a conscientização e sensibilização, com o interesse de realizar um trabalho de baixo para cima, algo construído, e não uma solução propriamente dita.
Augusto convidou a todos para trabalhar juntos, em parceria para resolver esse problema que, em sua opinião, aflige a todos, seja empresários, comunidade, governo, e outros personagens envolvidos. Apontando como saída viável o fortalecimento da comunicação e a formação de redes com os agentes da cadeia produtiva de resíduos sólidos com foco em ações que estimulem o associativismo, o cooperativismo, e o desenvolvimento sustentável. “Não estamos aqui procurando culpados, mas sim buscando solução conjunta, afinal a responsabilidade compartilhada é um dos princípios da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que oficializou esta responsabilidade de toda a sociedade na gestão dos resíduos sólidos urbanos”, incentivou o secretário.
Na opinião de Augusto, tudo isto significa que o cidadão, deve sim cobrar do poder público, mas não pode se eximir de fazer sua parte, afinal o meio que está sofrendo o impacto é o meio no qual ele vive, ele provoca esse impacto e sofre as consequências. A Política Nacional de Resíduos Sólidos deixa claro que cada gerador de resíduo deve se responsabilizar pela destinação do mesmo. “Estas iniciativas individuais ajudam o todo. Tudo será tão diferente quando cada cidadão passar a ver a cidade como sua casa, e as ruas como seu quintal”, intimou Augusto, admitindo que até agora adiantou muito, pois já se conseguiu elaborar pelo menos as perguntas e espera encontrar com os presentes neste seminário, e com toda a comunidade, as respostas.
Palestras
O primeiro dia do Seminário contará com várias palestras e debates:
A primeira foi o Lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos, ressaltando a situação atual dos resíduos sólidos no Brasil, ministrada pelo coordenador do Departamento Administrativo-Financeiro e de Resíduos Especiais, Odair Luiz Segantini. Odair ministra ainda palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A partir das 14h de hoje, quinta-feira, 8, os palestrantes Henrique Rebelo, Engenheiro Agrônomo / Diretor Técnico da empresa Bioma; e Danni Roberto Souza, Biólogo / Diretor Executivo da Empresa Bioma; ministrarão sobre Princípios de Sustentabilidade ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos.
Amanhã, sexta-feira, 9, o I Seminário Regional de Gestão de Resíduos Sólidos, será aberto às 8h, com a palestra ministrada pelo Engenheiro Ambiental, Engenheiro de Segurança no Trabalho, e gerente de Meio Ambiente da Clean Gestão Ambiental, José Santana Pinto Junior.
O Biólogo, Chefe da Flonaca (Floresta Nacional de Carajás), Frederico Drumond Martins, dará sequência ao evento, ministrando as 10h30 sobre Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
A última palestra do evento ocorrerá a partir das 14h, e será ministrada pelo geólogo José Pedro de Azevedo Martins, com o tema: A educação Ambiental e resíduos sólidos urbanos.
Após debates com perguntas e respostas serão entregues certificados aos participantes, ato que encerrará o evento.