A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Vale, realizou nos últimos dias 11, 12 e 13, na Casa do Aprender, a última formação voltada para os coordenadores e técnicos das Casas do Aprender de Ourilândia do Norte (PA), São Pedro da Água Branca (MA) e a anfitriã Parauapebas.
Com base no tema Sustentabilidade, a formação vem discutindo durante todos os encontros a organização do Plano de Ação Plurianual (2014/2015); Elaboração do Orçamento para 2015; e Elaboração e Aprimoramento do Guia de Convivência, além da formação do Comitê Gestor, tendo em vista que Parauapebas já realizou dois encontros com o comitê.
A ação vem para aprimorar o que já é desenvolvido pelas Casas do Aprender. Juliana Piauí, formadora do Programa de Educação da Fundação Vale, ressalta o quanto é importante essa formação no município. “Tudo o que desenvolvemos ao longo deste ano é de extrema importância para cada município participante. Além de termos conseguido consolidar com muito esforço um plano de ação plurianual, conseguimos constituir também um comitê gestor, e isso é muito gratificante”, relata a formadora.
Para Maria Vânia de Lima, coordenadora da Casa do Aprender de Parauapebas, a formação só veio contribuir ainda mais com as ações desenvolvidas pela casa, além de aumentar a credibilidade repassada para os pais das crianças que frequentam a unidade educativa. “Nossa casa está a cada dia que passa crescendo mais. Temos crianças de todos os bairros, inclusive do Cidade Jardim, que não medem esforços para estarem aqui. Ficamos muito felizes em saber que o trabalho que está sendo desenvolvido é reconhecido pela comunidade”, declarou.
Sarau Cultural
Dentro da formação, os coordenadores e técnicos das Casas do Aprender organizaram na última quarta-feira (12) o Sarau Cultural voltado para a comunidade. Nele foi realizado a contação de histórias no momento literário, feito pela pedagoga da Controladoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), Teca Saçço.
A mãe do pequeno Matheus Salazar, dona Fabiana Salazar Pereira, declarou que depois que seu filho começou a frequentar a Casa do Aprender ele vem se dedicando ainda mais na escola e adora ler livros. “Já pude ver a mudança feita na vida do meu filho, depois que ele começou a frequentar a Casa do Aprender. Ele mudou completamente. Matheus era um menino tolo, que chorava para não ir à escola. Hoje ele é super-interessado nas tarefas da escola, adora estudar e ama ler livros. Sempre que ele vai à Casa volta cada vez melhor. Estou muito feliz com o desenvolvimento do meu filho”, declara a mãe.
Na oportunidade, o secretário adjunto de Educação, Rui Santos de Amorim, destacou o quanto o governo municipal tem buscado qualidade para aplicar no ensino público do município. “Estamos buscando a cada dia condições para que nosso aluno tenha acesso ao conhecimento, e isso faz com que nós educadores nos sintamos felizes. Estamos todos juntos nesse processo, para fazer com que o aluno tenha mais acesso à leitura e às novas tecnologias, e a Casa do Aprender é esse espaço acolhedor para esses alunos”.
Texto e Fotos: Luzandra Vilhena- Ascom/Semed