Por Francesco Costa – Parauapebas
Para levar benefícios a esse perfil de mulheres, o Ação Global 2013 traz como tema ‘Mulher – Agente de Transformação e Protagonista da Sociedade’. A iniciativa é do Serviço Social da Indústria – Sesi em parceria com a Rede Globo/TV Liberal.
O evento aconteceu das 9h as 17 horas de ontem no Ginásio Poliesportivo de Parauapebas . No local foram ofertados cerca de 70 serviços diferentes, incluindo a área educacional com palestras e oficinas e as atividades de lazer, com aulas de aeróbica, jogos de aventura e modalidades tradicionais, como futebol e vôlei. Entre as atrações musicais os sertanejos Felipe Martins e Pedro Coutinho, o grupo de pagode Fernando BG, Léo Bruno e banda, além de Léo e banda.
No Pará, o evento chega a sua 20ª edição e o objetivo era produzir pelo menos 35.500 mil atendimentos, contando com 90 parceiros, entre órgãos públicos e empresas privadas, e cerca de 1.500 voluntários com o objetivo de garantir mais cidadania à população carente.
Entre as novidades desta edição estão os serviços da área jurídica que serão ofertados de forma integrada. Em um mesmo espaço é possível receber orientação jurídica, promover conciliações, efetivar divórcios, tratar da guarda dos filhos e ainda definir valores de pensão alimentícia.
Além do atendimento jurídico está sendo realizadas emissões de identidade (RG), CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento e óbito, entrada no seguro desemprego, registro de extravio / perda / furto de documentos, consultas médicas em pediatria, clínica geral e ginecologia, atendimento odontológico, vacinação, exame preventivo contra o câncer de colo do útero, entre outros.
Esta edição marcou a chegada do Ação Global a mais um município paraense, também na região sudeste, onde já ocorreu nas cidades de Tucuruí, em 2011 e em Marabá, em 2009.
O prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, qualificou como muito importante para o município receber o evento. “É um projeto que visa nosso social em um momento oportuno. Que bom seria se tivéssemos uma Ação Global dentro do coração todos os dias”, disse Valmir Mariano.
Sobre a presença de órgãos dos governos federal e estadual, para garantir atendimento cotidiano à população, Valmir disse estar articulando para que venham para o município entidades governamentais que se mostrem mais presentes no sul e sudeste do Estado.
Ele admite que apesar da força financeira e acelerado crescimento o município é recheado de carências e precisa de apoios técnicos e políticos. “Tenho chamado a atenção do poder nas esferas estaduais e federais e o resultado está começando a aparecer”, afirmou Valmir, detalhando que é preciso desenvolver toda a região e não apenas Parauapebas, isoladamente.