Em Parauapebas, o Grupo Dandara Bambula realiza o XV Batizado e Troca de Corda de Capoeira na sexta-feira (13) e no sábado (14), no Ginásio Poliesportivo. O evento reunirá aproximadamente 500 atletas das cidades paraenses de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Jacundá, Belém, além de representantes de Açailândia/MA.
Na sexta-feira (13), das 19h às 22h, no Ginásio Poliesportivo, será oferecido aos atletas um curso sobre a história da capoeira. Os instrutores são quatro mestres que virão de Belém para ministrar o curso e participar do batizado. Já no sábado (14), das 14h às 22h, também no Ginásio Poliesportivo, será realizado o batizado e a troca de corda. Três professores de capoeira, cinco monitores, dois formados e um graduado vão avançar no esporte.
O mestrando Edineis Chaves de Sousa (o Pica-Pau), um dos organizadores do evento, informa que o batizado acontece todos os anos no município, ocasião em que algumas pessoas iniciam a prática do esporte e capoeiristas com um pouco mais de experiência trocam de graduação.
“Os atletas que vão trocar a graduação são de Parauapebas. Já o batizado, que é a iniciação ao esporte, momento em que o atleta é apresentado ao mundo da capoeira, reunirá o maior número de esportistas. Inclusive, vou graduar os meus alunos”, destaca Edineis.
O Grupo de Capoeira Dandara Bambula de Parauapebas foi criado em fevereiro de 2000, conta com cinco professores e atende a 600 alunos a partir de três anos de idade, por meio de convênios com instituições públicas do município.
A ação esportiva também recebe o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel).