Parauapebas sediará o governo itinerante

Continua depois da publicidade

Depois de passar por Santarém e Marabá, a sede administrativa do Governo do Estado será transferida para Parauapebas. A partir desta quarta-feira, 9, equipe da Casa Civil começa a instalação do escritório do governo estadual que deverá ser no quartel do 23º Batalhão da Polícia Militar; o objetivo da equipe é levantar os problemas relacionados a ausência do Estado para depois trazerem as ações do Governo Itinerante.

A medida tem como objetivo descentralizar as ações públicas voltadas para a educação, saúde, cultura, segurança pública e desenvolvimento sócio-econômico. Durante os trabalhos do Governo Itinerante, o governador Simão Jatene irá despachar da cidade, acompanhando diversas ações e anunciando e aprovando recursos para as obras que deverão ser feitas na região. Jatene também participará de audiências públicas durante sua estada.

Esta será a terceira experiência de governo itinerante neste mandato do governador Simão Jatene. Ele deve transferir a sede administrativa do Estado, ainda este ano, para outros municípios caracterizados como polos de desenvolvimento do Pará, a fim de descentralizar a gestão, vivenciar as questões mais urgentes de cada região e valorizar a população desses locais.

Entre as ações a serem realizadas, em Parauapebas, está a do Pro Paz Cidadania, que reunirá uma série de serviços e atividades das secretarias de Estado, como emissão de documentos pessoais, corte de cabelo, curso de maquiagem; palestras e oficinas sobre diversos assuntos, entre eles o empreendedorismo, em parceira com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); atendimentos médicos, odontológicos e oftalmológicos, com a confecção imediata de óculos para os pacientes que necessitarem, e a doação de medicamentos no ônibus farmácia.

Toda a programação acontecerá na escola sede do Estado, Eduardo Angelin, onde deverá ocupar várias salas, além dos ônibus que estarão no entorno do prédio escolar reforçando a estrutura da ação.

José Rinaldo Alves de Carvalho, presidente do diretório municipal do partido de Simão Jatene, o PSDB, diz que muitas obras deverão ser anunciadas pelo governador em sua estada em Parauapebas, que deverá durar pelo menos dois dias. Entre elas diz que deverão estar inclusas obras na área de educação, saúde e segurança pública. “Órgãos do governo estadual precisam ser instalados aqui para que reduzamos o máximo possível esta dependência que temos de Marabá, pois somos polos e podemos ajudar outros municípios e não dependermos de outros”, planeja Rinaldo, dizendo que vai articular para que o escritório do governo continue implantado no município para que, segundo ele, seja um canal de contato direto com o governo do Estado.

“Não temos nenhuma ação do governo em si tratando da saúde em Parauapebas e muito poderá ser trazido em benefício da população como, por exemplo, um hospital Regional ou clínica de hemodiálise. Tenho muitas expectativas com a vinda do governador a Parauapebas”, diz Rinaldo.

A data das ações do governo itinerante ainda não foi definida, mas será no mês de dezembro.

Por: Francesco Costa

10 comentários em “Parauapebas sediará o governo itinerante

  1. Nome (obrigatório) Responder

    CAMPANHA POLÍTICA CONTRA O SIM, ISSO É DEMAGIGIA MEU POVO NÃO COMPACTUEM COM ESSA IDÉIA MEDÍOCRE DE ABAFAR O ESTADO DE ABANDONO PELO QUAL PASSAMOS, SE O NOBRE GOVERNADOR VIER DE CARRO, COISA QUE É IMPOSSÍVEL E IMPROVÁVEL DEVERÁ TER MUITA CAUTELA, AFINAL AS PAs ESTÃO UM CAOS SÓ, BURACOS ENGOLINDO O ASFALTO, PONTES COM APENAS UM LADO PARA PASSAGEM….EM FIM OLHOS BEM ABERTOS, NÃO VAMOS NOS ILUDIR….

  2. Nome (obrigatório) Responder

    Eu até estava em dúvida acerca do plebiscito. Mas depois desta, entendi que o governo da região metropolitana reconheceu que o resto do estado estava às moscas e precisa da presença governamental. Agora é tarde, digo SIMMMMMMMMMMMMM.

  3. Nome (obrigatório) Responder

    Já vem muitíssimo tarde. O povo agora não quer mais saber de migalhas. Queremos SIM um estado para chamar de nosso. Porque até agora o governo se comportou como se só existisse a região metropolitana. Agora com esse ato, ele só confirma o eterno abandono.

  4. anônimo Responder

    Espero que o governador não use os dias letivos para fazer suas politicagens e que os alunos, pais e professores não aceitem essa palhaçada na escola. Os estudantes são sempre os prejudicados. Alguns dias atrás os estudantes do Eduardo Angelim ficaram sem aula pq estudantes de outros municípios vieram jogar aqui e se hospedaram na escola. Nada contra os estudantes, mas lá não é hotel, é uma escola e os dias letivos precisam ser cumpridos, chega de babaquice!! Agora querem usar a escola para fazer o que nunca fizeram em anos anteriores? Fora!!!

  5. UBES de Parauapebas Responder

    Interesante saber diso Zé, nos estudantes iremos nos preparar para receber nosso querido governador da forma que ele merece ser tratado, que é da mesma forma que este está tratando os estudantes e os professores, pode esperar viu essa visita vai dar o que falar!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Jatene Inimigo da educação e dos estudantes!!

  6. Edilson Responder

    Tem que ser no quartel mesmo…..só la ele pode ficar livre das manifestações, esses pessoal esta ficando bem inteligente. Parebéns pela escolha do local do gabinete do Governador.

  7. Evelyn Responder

    ‘Empresas brasileiras estão entre as mais tributadas do mundo. No blog chamei o dono para um debate com comentário: ‘Olá, achei muito interessante debatermos esse tema. Criei um debate em uma rede social sobre o assunto e acho bacana debatermos esse assunto por lá. http://migre.me/66gwq’.

  8. Nina Responder

    Apenas uma politicagem barata às vésperas do Plebiscito para ver se consegue tapear os eleitores da região por mais alguns anos.

    Vote contra a divisão do Pará e ganhe, completamente “di grátis”, uma visita do Governador a cada 04 anos!!!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados