A Defesa Civil de Parauapebas e a Vale promoveram seminário orientativo sobre as barragens do Gelado, Geladinho, Azul e Pera Jusante, na mina de Carajás, em Parauapebas. O objetivo foi aprofundar o conhecimento das pessoas sobre medidas de segurança, ações de prevenção e o Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM). O encontro foi direcionado para moradores da APA do Igarapé Gelado e adjacências.
No evento, os participantes conheceram mais sobre o que é uma barragem, métodos construtivos, características e as ações de segurança, além de procedimentos de rotas de fuga, pontos de encontro, sistemas de alerta, testes de sirene, realização de simulados e demais itens previstos no PAEBM.
Durante o encontro também foi esclarecido que não houve alteração na condição de segurança das barragens. Os seminários orientativos estão previstos em norma (Resolução nº 95 da Agência Nacional de Mineração), e são realizados pelo menos uma vez por ano. Além de Carajás, ocorreram em março, seminários sobre as barragens do Sossego e Salobo.
“Nossa prioridade é a segurança das pessoas, do meio ambiente e das estruturas e os seminários realizados periodicamente, objetivam ampliar o conhecimento e fomentar uma cultura de prevenção na comunidade”, diz o engenheiro do PAEBM, Eudes Barros.
O coordenador da Defesa Civil de Parauapebas, Erick Nascimento, destacou a importância de ações como essa na comunidade: “Por meio do diálogo tratamos da prevenção e reforçamos a parceria entre órgãos municipais e a Vale para estarmos cada vez mais próximos da comunidade e fortalecidos na prevenção de ações emergenciais”, comentou Erick Nascimento, coordenador da Defesa Civil de Parauapebas.
“O seminário vem agregar conhecimento para nós, com muitas informações importantes e dúvidas esclarecidas entre a equipe da Vale, Defesa Civil e moradores da APA. É bom a gente ter conhecimento sobre este tema, com maior objetivo de prevenção, segurança e salvar vidas”, declarou Nelson Bezerra, representante da Associação dos Produtores da Área de Proteção Ambiental do Gelado (Aproapa) durante o encontro realizado na última sexta-feira, 14/4, na sede da Associação.
Sobre as barragens da Vale no Pará
As barragens da Vale no Pará operam dentro da normalidade e possuem declaração de estabilidade positiva. As estruturas passam por inspeções rotineiras de campo, auditorias externas e são monitoradas permanentemente também por meio de um Centro de Monitoramento Geotécnico, que funciona 24 horas nos sete dias da semana.