A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo de uma criança. Pensando nisso, a prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantará na maternidade do Hospital Municipal, no próximo dia 22, segunda-feira, o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA), conhecido como “teste da orelhinha”, utilizado para identificar problemas auditivos em recém-nascidos. A partir desta data todas as crianças que nascerem na maternidade serão submetidas ao exame.
O “teste da orelhinha” é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do recém-nascido, que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. O teste é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca.
“A inserção do teste da orelhinha na triagem neonatal é uma conquista do nosso município, pois há muito tempo estávamos batalhando em prol deste teste, pois ele é muito importante, uma vez que pode detectar se a criança tem uma predisposição para um problema auditivo, o que nos possibilita tratar deste problema, acompanhando a criança o tempo que for necessário em nossas unidades de saúde”, declarou a coordenadora da saúde da criança de Parauapebas, Dhatilane Merly.
O exame logo ao nascer é fundamental para todos os recém-nascidos, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte. Evitando assim, que problemas auditivos interfiram no processo do desenvolvimento cognitivo e social da criança.
Nota do Blogger: A saúde em Parauapebas é tão discutida que torna-se necessário que se enalteça a gestão quando toma uma atitude que vem melhorar a vida do cidadão parauapebense. Está de parabéns a Secretaria de Saúde pela implantação de mais este exame gratuito para os recém-nascidos, fato que certamente irá diminuir em muito o índice de surdez da população parauapebense.
[ad code=1 align=center]