A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) iniciou a Campanha Novembro Azul, que visa estimular os homens a realizar o exame preventivo contra o câncer de próstata. A campanha nacional é realizada todos os anos, da mesma forma que o Outubro Rosa para as mulheres, para estimular e facilitar o acesso dos homens aos exames preventivos contra a doença.
Em Parauapebas, a campanha, que tem como slogan “Vença o Tabu, o Melhor Cuidado é Prevenir”, começou dia 1º e segue até o dia 15 nos postos de saúde, com diversas ações. Nesta quinta-feira (4), está sendo feito agendamento para consultas com urologistas na Policlínica e também a “Sala de Espera” nas unidades de saúde, com atividades para os homens que aguardam para fazer consultas ou estão em tratamento de saúde.
Também nesta quinta-feira, estão sendo realizados exames de PSA no Laboratório de Parauapebas. O púbico alvo são homens a partir dos 50 anos e do grupo de risco. Os exames estão sendo realizados pela manhã e tarde.
O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.
No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.
Em 2020, o câncer de próstata acometeu mais de 65 mil homens, e, em 2019, cerca de 16 mil morreram vítimas da doença. De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, esse ainda é um cenário muito complicado quando os dados mostram que muitos dos homens que chegam ao serviço de saúde já estão em fase avançada da doença e o tratamento é muito mais complexo e desafiador.
Por isso, a campanha Novembro Azul busca, por meio da informação, mobilizar os homens acerca da importância dos cuidados com a saúde e a mudança de hábitos com o intuito de beneficiá-los para garantir uma melhor qualidade de vida e saúde. Uma pesquisa realizada pelo Instituto em 2019, em parceria com a Editora Abril e a Revista Saúde, com 2.500 respondentes, mostrou que 24% dos homens passaram a ficar mais atentos à saúde, após terem contato com a campanha.
Outros 8% começaram a fazer exames regularmente, sendo que os efeitos da campanha são mais expressivos no público acima de 40 anos e particularmente nos usuários do SUS. Para o instituto, estes dados mostram a importância das campanhas permanentes de saúde para disseminar informações sobre a importância dos exames preventivos e outros cuidados com a saúde masculina.
Tina DeBord