O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que integra a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), começou o ano de 2023 trabalhando a todo vapor. Relatórios emitidos pelas duas unidades do serviço mostram que nos dois primeiros meses já foram realizados 22.119 atendimentos pelo órgão municipal, responsável pela emissão de documentos pessoais.
Foram mais de 7.308 atendimentos realizados no SAC Feira do Produtor no mesmo período, com 1.580 documentos de identidade e 1.461 CPFs emitidos. Na Praça do Cidadão, de maior fluxo de pessoas, os números decolam: 14.811 atendimentos no total, com 2.303 RGs e 1.245 CPFs emitidos.
Ainda foram realizados 162 atendimentos remotos com o SAC Móvel, serviço que vai até a população cuja locomoção até as unidades é limitada, como idosos acamados e deficientes físicos. A média de atendimentos tende a aumentar com a volta do Semsi +Ação, evento que leva a estrutura do SAC até comunidades da zona urbana e rural de Parauapebas.
O SAC é um dos serviços municipais com grande possibilidade de oferta, por conta de suas duas unidades e amplo quadro de atendimento, mesmo com tanta demanda. Palloma da Silva, coordenadora da unidade da Feira do Produtor, conta que a estrutura localizada na feira está apta a receber um público ainda maior. “A população de Parauapebas ainda tem o SAC Rio Verde como referência, deixando às vezes de realizar os serviços mais próximo de sua residência. Estamos de portas abertas,” declara.
Neuraci Braga, coordenadora do SAC Rio Verde, destaca que o SAC Móvel voltou a operar neste ano. “Os cidadãos que solicitam o serviço remoto nos recebem muito bem, sentem-se abraçados pelo SAC. É gratificante poder estender ainda mais os serviços do SAC para quem tanto precisa,” diz.
Mais do que expedir RGs, CPFs e Carteiras de Trabalho, o SAC também realiza outros serviços que reafirmam a cidadania da população, como regularização da situação militar (reservista), entrada no Seguro Desemprego, assistência na execução de serviços do governo federal, como cadastro no GOV.BR e outros atendimentos de cunho social, tornando-o referência na garantia dos direitos que todo cidadão tem.
A população conta com dois postos do SAC – Feira do Produtor, localizado na rodovia Faruk Salmen, Bairro Novo Horizonte; e Praça do Cidadão, Bairro Rio Verde. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
(Fonte: Ascom PMP)
1 comentário em “Serviço de Atendimento ao Cidadão já realizou mais de 22 mil atendimentos em 2023”
Como vc não respondeu no outro post, acho que trazendo essas matérias falando bem do governo municipal! Já sabemos o que aconteceu com mais este blogueiro. Conseguiu chamar a atenção do prefeito né e agora só fala coisas boas da gestão. Muito triste isso