O Comando de Policiamento Regional 14 (CPR-14), com sede em Parauapebas, comemorou nesta segunda-feira (3), um ano de criação, data transcorrida no último sábado, dia 1º. O CPR 14, comandado pelo coronel Gledson Melo dos Santos, tem em sua circunscrição, além de Parauapebas, sede do 23º Batalhão de Polícia Militar; Eldorado dos Carajás, onde está 25ª Companhia Independente de Polícia Militar; Curionópolis, que abriga o 10º Pelotão de Polícia Militar; e Canaã dos Carajás, onde se encontra o 17º Pelotão de Polícia Militar, e que receberá, em breve, o 40º Batalhão de Polícia Militar.
Ou seja, o CPR 14, por meio de suas unidades operacionais, hoje é responsável pela segurança de uma população de 391.645 pessoas, distribuídas em uma área e 16.151 quilômetros quadrados. Desde a sua criação, o CPR 14 registrou a diminuição de 15% dos crimes violentos letais intencionais, redução de 38% dos crimes de roubo e menos 5% dos crimes de furto.
Ouvido pelo Blog, o coronel Gledson disse que se sente privilegiado em ser o primeiro comandante do CPR 14 e agora se sente gratificado pelo reconhecimento da sociedade em geral, da classe política dos empresários, que há muito ansiavam pela criação de um Comando de Policiamento Regional mais próximo.
“Sabemos que Parauapebas, cujo índice de crescimento é diferente, a dinâmica é diferente, tudo em razão dos projetos de mineração que a gente tem aqui. Isso traz uma movimentação de pessoas muito grande, indo e voltando, e, lógico, a segurança pública tem de acompanhar essa dinâmica do município”, destacou o oficial, que, nos quatro municípios, tem aproximadamente 360 homens sob seu comando.
Durante a comemoração, o comandante do CPR 14, em nome da corporação, entregou condecoraões a vários policiais militares, e medalhas a diversos empresários, políticos e a outras personalidades da sociedade de Parauapebas, “que, de alguma forma, colaboram com qualquer das unidades que compõem o CPR”.
“Essas personalidades costumam contribuir para a melhoria do nosso trabalho”, reforçou o coronel Gledson, citando como exemplo a instalação do Posto de Policiamento Destacado da Vila Cedere 1, graças ao esforço da classe política que se uniu e foi até o Comando da Polícia Militar, a fim de que fossem criadas as condições para a ativação do PPD.
A solenidade contou ainda com a presença do tenente-coronel Adilson Tavares de Aquino, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, e do coronel Neves, que veio de Belém e representou o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Júnior.
(Texto: Eleuterio Gomes)