No dia 08 de setembro, portanto há 35 dias, a mesa diretora da Câmara Municipal de Parauapebas recebeu pedido da Prefeitura Municipal de Parauapebas solicitando abertura de crédito suplementar ao orçamento municipal de 2010 na ordem de 35%.
O projeto está na Comissão de Justiça e Redação e aguarda parecer. Fazem parte dessa comissão os vereadores Odilon Rocha e Francisângela Resende, ambos do PMDB.Completa a comissão o vereador petista Raimundo Vasconcelos. Em conversa com o vereador Odilon, me foi dito que alguns empecilhos precisam ser resolvidos para que o projeto seja encaminhado para votação, o principal deles é mostrar aonde foram gastos o orçamento aprovado. O prazo regimental para o parecer da comissão deve ser estendido até o seu limite.
Politicamente não posso afirmar se a demora para a aprovação, ou não , do pedido é favorável aos vereadores. É público que a PMP está travada no que se refere a orçamento e o atraso dificulta ainda mais o andamento delas (obras), segurar o pedido de suplementação pode ser uma maneira da oposição queimar o já torrado prefeito, todavia, se liberado em tempo hábil, alguns projetos de infraestrutura, tão necessários ao município, poderiam ser tocados antes que o período de chuvas chegue.
Daqui a pouco vai cair sobre os vereadores a culpa pela falta de obras. O secretário de obras, Coutinho, aguarda a autorização da suplementação para dar início a sua gestão à frente da SEMOB, por hora, o secretário tem apenas cumprido tabela. Os recursos existem em virtude de um grande aumento na arrecadação mas não pode ser usado por falta de dotação orçamentária, travada na comissão do PMDB na CM.
[ad code=1 align=center]