A Promotoria de Justiça de Parauapebas, através da Dra. Melina Alves Barbosa, da Primeira Promotoria, enviou à ACIP, leia-se Zé Reinaldo, o ofício de número 269/09-1PJP-MP, no qual informa ter sido instaurado procedimento administrativo preliminar em face da falta da regulamentação do transporte coletivo no município de Parauapebas. A Promotora Pública aguarda resposta do prefeito municipal acerca do processo licitatório para a concessão do serviço de transporte público municipal.
Com informações da Assessoria de Imprensa da ACIP
16 comentários em “Parauapebas: Transporte Coletivo”
nao vejo um policial na rua, pricipalmente na rua do comecio onde esta no quartel o povo esta a merce de badidos ola comadante bote os nas praça onde esta o povo de bem….
oi gostaria de saber o n° da lei que regulamentou o transpote alternativo de parauapebas…
desde ja aguardo pela resposta..
sem mais para o momento.
atenciosamente.
Então Parauapebas tem promotor? Em tempo: estou aguardando o serviço de disque-denúncia
Então Parauapebas tem promotor? Não paraece…
Prezado Blogger,
Agradeço a publicação de meus comentários, alhures.
Como houve uma menção ao meu nome pelo Presidente da Associação Comercial de Parauapeabas/PA, devo fazer um breve esclarecimento a respeito de minha posição quanto à regularização do transporte público na cidade.
Inicialmente devo dizer, sem meias palavras, que admiro em silêncio o trabalho que tem desenvolvido o Presidente José Rinaldo à frente da ACIP. Embora muitas – ou quase todas – estejamos em lados opostos da mesa – e isso não nos faz inimigos, quero registrar que, agora, a ACIP demonstra uma visão mais alargada a respeito dos diversos problemas sociais que enfrentam os nossos concidadãos, divorciando-se, aos poucos, do foco estreito e socialmente desgastante da defesa intransigente e exclusiva dos interesses dos comerciantes. Esta é mesma crítica que tenho feito à OAB. Advogados e comerciantes devem uma contribuição muito maior do que a dada até então – inclusive este que vos fala.
Voltando à questão relacionada ao transporte público em Parauapebas, as minhas palavras não foram completamente entendidas. Nesse ponto, Zé Rinaldo, concordo plenamente com sua posição, em gênero, número e grau. Aqui estamos no mesmo lado da mesa. O que tentei foi fazer uma crítica segura às defesas apresentandas à Justiça do Trabalho dando conta, falsamente, da existência de transporte público regular no município, contrariando a verdade que vemos diariamente.
Na verdade, falta aos administradores públicos a coragem de enfrentar os interesses privados e egoísticos que amarram o nosso progresso. Tem se pensado muito mais no privado do que no público. Quem não se lembra da invasão à Câmara dos Vereadores pelos chamados vanzeiros quando se iniciou a discussão a respeito do transporte público na cidade? Eles simplesmente interromperam os trabalhos e impuseram, à força, o veto ao projeto. Lembro-me perfeitamente dos discursos do então vereador Vanderlor Bandeira, este sim teve peito para trazer à luz a problemática do transporte público da cidade, cuja permanência tem se dado sob a justificativa dos interesses dos perueiros, vulnerando o interesse dos usuários em geral, público.
Portanto, “Zé’s” Rinaldo e Dudu, as minhas palavras foram e são contrárias à falsa idéia de que o transporte alternativo, por cooperativas de perueiros, satisfazem os requisitos da Lei 8.987/1995 ou do art. 175 da Constituição Federal, e muito menos satisfazem o direito dos usuários para um serviço adequado:
§ 1º. Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.
Dessa força, tendo esclarecido a minha posição, manifesto o meu inteiro apoio à iniciativa da ACIP.
Em tempo: estou aguardando a implementação do serviço de disque-denúncia. Uma excelente novidade, Zé Rinaldo.
Mas o gestor municipal nem precisava esperar que a Justiça faça esta cobrança e esperar todo este prazo, não é? É assunto que já deveria ter entrado na pauta, ou não?
Zé,
Vejo que esse assunto é de suma importância e deve ser discutida mesmo, a ACIP e a Promotoria de Justiça de Parauapebas, representada pela Dra. Melina estão de parabéns.
É um assunto único, deve ser tratado com seriedade o Sr. Prefeito tem que acompanhar de perto vendo a necessidade da melhoria no transporte público de Parauapebas.
Espero que se vá adiante e não se perca o foco mais uma vez no entrelaço de acordos políticos.
E para não passar, a cidade precisa e tem como sim, de manter ruas e avenidas em boas condições para tráfegos seguros com sinalização correta.
Ha,Ha,Ha amigos comentaristas de plantão voces falam mal do transporte alternativo de nossa cidade mas eu lhe pergunto voces andam de vam ? como é que vcs falam do que não sabem e que tipo de transporte seria o ideal para nossa cidade? Onibus ? Em nossas ruas estreitas sem local pra estacionar ? sei não
O que preferem vam a cada 30 segundos ou o anibus a cada 30 minutos
Senhores comentaristas voces já andaram alguma ves de vam em nossa cidade?
Muitos de voces não tem paciecia de ficar na fila nem em posto de gasolina pra abastecerem seus carrões
Sera que algum promotor pega vam para ir para o trabalho?
O transporte esta 100% ? Não esta, mas tambem não esta um caos como os senhores dizem
Porque voces autoridades não lançam uma pesquisa de opinião publica
Mas não só na internet e sim onde o povo esta, aquela classe que realmente pega vam ,moto-taxi , taxi para saberem a opinião dessas pessoas
Vendo assim tanta gente grande interessada no transporte publico que dá até pra desconfiar
E mais tudo isso pra beneficiar a classe ” menos favorecida”
Vamos lá , o preço da passagem de vam tá cara ? e porque tá cara ?
Então como estão as condiçoes das ruas que estas vans trafegam? estão em boas condições?
E a segurança como esta? É porque tem que rodar até meia noite, e se voces não sabem um taxista teve seu taxi roubado esta semana . será que uma barreira na saida cidade não inibiria este tipo delito? Taxistas e moto-taxistas profissionais expostos a todos os perigos do dia e da noite trabalhando e se arriscando para sustentar suas familias .Mas descumpem, voces não andam de moto-taxi
Não sou proprietario de vam nem moto-taxi , mas sou sim usuario de vam ,concordo que não esta 100% mas coversando reunindo da pra entrar em acordo.
Romulo, nós não estamos querendo iludir ninguem, pelo contrário estamos é olhando um problema de quem usa. E quem usa? principalmente o trabalhador, vc já verificou os preços abusivos praticados aqui na nossa cidade tanto por vans como mototaxistas e taxis. Pelo que me informaram não é o preço autorizado pela PMP, outro problema já viu os bairros que não é assistido pelo transporte coletivo, e falta de terminais para alimentadores dos bairros leva uma pessoa a pagar até 3 vezes para chegar em um determinado local. Outra coisa o transporte coletivo não é só Parauapebas/Carajás é toda cidade
E toda cidade do tamanho de Parauapebas tem o dever de ter um transporte público regulamentado, isso é um respeito com o cidadão e a organização da cidade.
Tenho certeza que as próprias cooperativas organizadas são à favor, pois, terão um serviço regulamentado e normatizado, e é o que precisam também.
Portanto não é só por horas intineres, mas por todos nós. Tenho certeza que vc também como uma pessoa que conheço e sei de sua sensibilidade também irá apoiar.
Na realidade não é so o transporte publico que não existe em Parauapebas! Falta tudo segurança……………….Até hoje não entendo o que aquele bando de homens fardados ficam fazendo dentro daquele quartel quando na verdade deveriam é esta na rua fazendo a segurança da população, pois são pago com o dinheiro dos nossos impostos para isso!!!!
Interessante. A existência de transporte público regular no município de Parauapebas tem sido largamente usada pelos empregadores, há muito, para elidir o direito de empregados às chamadas horas ‘in itinere’ no trajeto casa/trabalho/casa. Para quem não sabe, aonde tem transporte público, o fornecido de condução pelo empregador é considerado um benefício decorrente do contrato de trabalho, que não se constitui em utilidade-salarial; aonde não existe, e o empregador é obrigado a fornecer a condução, o tempo de percurso é computado na jornada de trabalho e contado como tempo de serviço para todos os efeitos.
Após a resposta do gestor, e dependendo dela, a Promotoria oferece denúncia à Justiça e após os trâmites processuais normais, o juiz sentencia o processo.Pode ser que a sentença venha para que o gestor proceda imediatamente com a regularização. Esse processo todo deve demorar mais uns 6 meses, dependendo das partes envolvidas.
è prefeito agora voce e o dmtt vai te que corre. se nao o pau vai pega. esqueceu que tinha de trabalhar ne. quem usa o transporte publico é que sabe o tanto que a guente pena. e o preço os mototaxi, nem digo.
Até que enfim a promotoria viu um problema em nossa cidade.
Seja muito bem-vinda promotora é o que nós estamos precisando
Será que agora sai? tomara, pois, realmente é uma bagunça.
Mais uma vez a ACIP fazendo o papel que deveria ser de muitos politicos.
Uma pergunta Zé: após isso quanto tempo leva para o prefeito regulamentar o transporte coletivo.