A bola rolou na tarde desta quinta-feira (31) para a quinta e última rodada do Grupo D da Segundinha do Parazão 2023. Duas partidas movimentaram o futebol do sudeste do estado, ambas no mesmo horário. A briga era pela classificação e pela luta contra o rebaixamento para a terceira divisão. No Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, em Parauapebas, a equipe do Parauapebas Futebol Clube recebeu o time do Canaã Futebol Clube. O confronto envolvia o líder Canaã diante do vice-líder PFC.
Melhor em campo no primeiro tempo de jogo, o Parauapebas saiu na frente. Após belo passe de Jefinho, o atacante João Victor ficou de frente com o goleiro Pedro Henrique e chutou para marcar o primeiro gol do jogo, aos 19 minutos, 1 a 0 PFC. Veio o segundo tempo e o Canaã reagiu. Depois de uma bobeada na saída de bola do Gigante de Aço, o atacante Luan não perdoou e marcou, aos 18 minutos, 1 a 1.
O time do técnico Finazzi precisava vencer para se garantir em primeiro na chave. A vitória veio em um golaço. Depois de uma sobra de bola dentro da área, o atacante Ricardo acertou uma “puxeta”, matando o goleiro Pedro Henrique que foi na bola e não achou nada, aos 41 minutos, para a festa da torcida no Estádio Rosenão. Placar final: Parauapebas 2 x 1 Canaã.
Com o resultado, o Parauapebas chegou aos oito pontos e terminou a primeira fase em primeiro lugar, enquanto que o Canaã ficou em segundo. O time do Carajás Esporte Clube, também da cidade de Parauapebas, terminou em terceiro lugar com cinco pontos conquistados.
Já no Estádio Municipal Benezão, em Canaã dos Carajás, o Clube Atlético Paraense encarou o Gavião Kyikatejê Futebol Clube. A partida estava valendo uma possível classificação do CAP e a luta contra o rebaixamento para as duas equipes.
O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0. O futuro das duas equipes ficaram para a etapa derradeira. O Gavião Kyikatejê saiu na frente, com o Atlético chegando ao empate minutos depois com Rayro. Só que na reta final do espetáculo, o time indígena marcou o segundo gol e venceu a partida. Placar final: Atlético Paraense 1 x 2 Gavião Kyikatejê.
O placar livrou o Gavião Kyikatejê, da cidade de Bom Jesus do Tocantins, do rebaixamento, com a equipe indígena chegando aos quatro pontos e terminando em quarto lugar na chave. Já o Atlético, de Parauapebas, não teve a mesma sorte e além de ser eliminado na primeira fase, com apenas dois pontos e em quinto lugar, foi rebaixado para a terceira divisão do futebol paraense, onde vai ter que disputar a chamada Série B2, na temporada de 2024.
Por Fábio Relvas